Um simbólico exemplo pode mostrar como a forma de transmitir a mensagem faz a diferença
PRIMAVERA EM PARIS
Um cego sentado em uma calçada, em Paris, com um boné aos seus pés e um pedaço de madeira que servia de cartaz, escrito com giz branco, dizia:
“Por favor, ajude-me, pois sou cego”.
Um publicitário, da área de criação, que passava em frente a ele, parou colocou umas moedas no boné e viu que havia poucas moedas dentro. Sem pedir licença, pegou o cartaz de madeira, apagou o que estava escrito, pegou o giz e escreveu outro anúncio. Voltou a colocar o pedaço de madeira aos pés do cego e foi embora. Pela tarde, o publicitário voltou a passar em frente ao cego que pedia esmola. Olhou para dentro do boné, que agora estava cheio de notas e moedas. O cego reconheceu as pisadas e lhe perguntou se havia sido ele quem reescreveu seu cartaz, e, sobretudo, querendo saber o que havia escrito ali.
O publicitário, respondeu: “Nada que não esteja de acordo com o seu anúncio, mas com outras palavras”. Sorriu e continuou seu caminho. O cego nunca soube, mas seu novo cartaz dizia:
“Hoje é Primavera em Paris e eu não posso vê-la”.
(Derek Destito)
São necessárias formas mais diretas para nos comunicarmos e o marketing é indispensável para se atingir as metas traçadas. Não adianta apenas ter uma boa idéia, é necessário ter foco, sensibilizar e convencer as pessoas de que o que falamos é essencial.
Não é o que você faz e sim como você faz.
Cristiane Ferreira
Da Unidade de Acesso a Mercados