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Marketing e Comunicação para MPE: o mito da impossibilidade

Trabalhar o marketing da sua empresa através de uma eficiente gestão em comunicação é possível. Ter uma comunicação visual agradável e vendável, se destacar entre os concorrentes, fidelizar clientes e atrair novos públicos são somente algumas das vantagens que uma micro e pequena empresa pode possuir se o empresário voltar os olhos para estas áreas.

As micro e pequenas representam 98% das empresas brasileiras. Porém, muitas quebram antes mesmo de completar um ano. O fato é que entre os principais fatores estão a falta de planejamento, gestão empresarial, marketing e comunicação. De acordo com o artigo “Onde estão as micro e pequenas empresas no Brasil”, realizado pelo Sebrae, esses últimos são os recursos menos usados pela maioria das MPE, porque o retorno é considerado intangível. A verdade é que é mesmo difícil de mensurar essas ferramentas, mas é pela falta de conhecimento da sua importância que muitos empreendedores pecam.

A relevância do marketing e da comunicação para uma MPE está diretamente ligada a sua sobrevivência e ao contrário do que muitos empresários pensam é possível fazer ações de marketing e comunicação que não pesem no orçamento e que podem ser decisivas para o crescimento do seu negócio. Neste post o empreendedor poderá ler algumas dicas de profissionais da área.

Para Lucas Sales, diretor da 9ideia (PB) – Os melhores resultados vêm de uma análise das reais necessidades da instituição, ações pensadas de forma isolada poucas vezes são eficazes. Ele acredita que não é viável colocar um produto ou serviço no mercado sem um plano de marketing ou, pelo menos, uma orientação. “O preço é compatível com o investimento e com os objetivos, nada que inviabilize o negócio, muito pelo contrário, com o marketing e a publicidade, vai ficar mais fácil alcançar e convencer o consumidor sobre o seu produto”.

O publicitário pernambucano Rodrigo Stéfani Corrêa defende a ideia de que – O marketing, bem como o Planejamento de Comunicação, nunca foram atividades restritas para as pequenas empresas, pelo contrário.  Para Corrêa, são várias as alternativas que possibilitam às micro e pequenas empresas mostrarem que vieram com potencial. O marketing viral e a internet, por exemplo, formam um cenário amplo para mostrar que é viável planejar e executar grandes trabalhos com pouca verba.

Para Leonardo Lanzetta, sócio-diretor da Dia Comunicação (CE/SP/RJ) – “Outro fator que permite a acessibilidade da comunicação para cliente de pequeno porte é que a equipe é menor, o trabalho simplificado, o que acaba compensando o custo da operação”.

De acordo com a gestora de projetos e orientação empresarial do Sebrae-PE, Conceição Moraes – Ações simples de Marketing e Comunicação podem ser acessíveis a qualquer empresário. Se o micro e pequeno empreendedor não pode dispor de uma consultoria de comunicação, ele pode utilizar de alguns artifícios para traçar ele mesmo algumas estratégias e conseguir promover sua imagem. “O primeiro passo é o empresário escolher um ponto comercial adequado ao perfil do seu produto ou serviço e conhecer bem quem é seu cliente, qual é seu nicho de mercado.”

Ainda segundo Conceição, a partir do perfil traçado é que a empresa pode nortear como vai se comunicar com seu cliente. A comunicação visual é muito importante, como o layout do espaço e a marca da empresa, até a comunicação direta com o cliente, através da Internet, por exemplo. “Se o empreendedor tiver bons conhecimentos de mídias digitais e seu público for adepto à rede, ele pode lançar promoções e novidades nas redes sociais, como Twitter, Facebook e blogs”. Com as postagens e comentários nos perfis as páginas podem se tornar verdadeiros fóruns de discussão online e aproximar o cliente da empresa.

Acesse para saber mais sobre marketing e comunicação para as MPE em: “Comércio Eletrônico: como usar a internet a favor da sua empresa” – http://sebraemercados.com.br/?p=21753, “Postar nas redes sociais tem hora certa” – http://sebraemercados.com.br/?p=22322.

Além dessas dicas, existe o projeto “Comunicar e Crescer”, da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), onde o pequeno empresário pode esclarecer suas dúvidas sobre o assunto. A proposta é ajudar a conscientizar os empreendedores sobre a importância de investir em comunicação e marketing. No site da Abap, http://www.abap.com.br, há a mostra do projeto com várias recomendações para incentivar os empreendedores.

Fonte: Revista ProNews.

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