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Marketing Digital: 6 erros que você pode estar cometendo sem saber

Marketing Digital: 6 erros que você pode estar cometendo sem saber

Veja os erros mais cometidos por profissionais de marketing digital, além de dicas de especialistas para não errar mais.

Para o especialista em SEO e fundador da Gluz Digital, Guilherme da Luz, o marketing digital é algo que aparenta ser simples, pois muitos acreditam que é somente criar textos com palavras-chave e postar na internet e redes sociais.

Se o marketing digital fosse realmente limitado a esta ação, qualquer pessoa seria capaz de divulgar uma empresa angariando bons resultados. Mas este pensamento é um dos primeiros erros do marketing digital.

Afinal, existem ações que apenas desperdiçam recursos e investimento, sem trazer os resultados positivos tão esperados.

Veja alguns erros que você pode estar cometendo sem saber, além de algumas dicas de especialista para não errar mais no marketing digital.

  1. Não ter planejamento de estratégia de marketing

O marketing não se resume a somente uma ação, e sim um conjunto contínuo de ações que são realizadas com objetivos. Por isso, é importante estabelecer quais serão as ações tomadas para um objetivo, e por quanto tempo acontecerá.

É necessário o planejamento para garantir a qualidade da campanha de marketing, para que os resultados sejam alinhados com os objetivos traçados pela empresa, rendendo até premiações.

Quando se tem um planejamento, a equipe de marketing sabe qual direção seguir, sem ocorrer investimentos em ações que não trazem resultados.

  1. Não definir corretamente as personas

Primeiramente, antes de planejar qual estratégia de marketing será utilizada, é necessário planejar quem você quer alcançar. Assim, seu conteúdo poderá ser direcionado ao seu público-alvo, produzindo o resultado esperado.

Saber as dores, desejos, rejeições e características da sua persona é essencial para ter o resultado positivo e não cometer erros de marketing. O conteúdo deve ser atrativo para o público que você deseja atingir. Se for necessário, crie diversas personas se a intenção for atingir uma parcela maior do público.

  1. Não seguir o funil de vendas

Um dos maiores erros do marketing digital é não considerar que os consumidores se encontram nos diversos níveis do “funil de vendas”, relacionado ao impulso de compra.

O cliente enfrenta uma longa jornada entre conhecer o produto e comprar, se dividindo em diversas etapas; Assim, se torna essencial entender em qual etapa o cliente se encontra, fazendo ações específicas e conteúdos pertinentes para cada etapa de compra.

Quando o conteúdo correto chega no momento oportuno para o cliente, há chances dele se conectar com a mensagem e avançar de nível no processo de compra. Por outro lado, se uma mensagem que “force” a compra chegar para um consumidor que ainda nem se deu conta de que precisa daquele produto, possivelmente será um cliente perdido.

  1. Não promover o conteúdo produzido

Na internet é necessário que a empresa esteja sempre em evidência, para isso é necessário produzir conteúdo com frequência para atrair as pessoas. Utilizar as técnicas de SEO e imagens é uma dica que dá certo. Afinal é necessário captar a atenção do consumidor de forma visual.

Nesta hora se mostra importante conhecer a persona, pois o conteúdo deve ser relevante para ela. O conteúdo também deve ser produzido e publicado com uma periodicidade constante. Criar um calendário com linhas editoriais é uma ótima tática para ajudar a produzir conteúdo.

Reforçando a frase que diz que quem não é visto não é lembrado, é preciso divulgar de forma correta o conteúdo produzido. Ao publicar algo novo nas redes sociais, informe no site ou blog, e vice-versa. Além disso, invista em anúncios patrocinados quando for conveniente para a campanha da empresa.

  1. Negligenciar a geração de leads

Um dos objetivos do marketing digital é fazer com que pessoas acessem sua página e conheçam seus produtos e sua marca. Mas a negligência na captação de leads é um dos erros mais comuns do marketing digital.

É necessário conseguir dados e informações do cliente de forma diferente, para que posteriormente possa ser feito o contato com ele, gerando oportunidades de venda e negócios.

Oferecer desconto, algo como acessos a conteúdos exclusivos para captar e montar sua lista de contatos. A compra de lista de leads não deve ser realizada, pois são muito genéricas e não trarão contatos de pessoas que estão interessadas em seu produto.

Além disso, os leads deverão ser sempre atualizados, segmentados para as diferentes estratégias de cada etapa de compra. É necessário também verificar periodicamente para corrigir caso haja contatos incorretos ou desatualizados. 

Uma boa alternativa para manter sempre os contatos organizados e atualizados é contratar uma ferramenta de gerenciamento de leads. Esta possibilita visualização e atualização de forma facilitada.

  1. Não mensurar os resultados

Este erro pode fazer com que toda sua estratégia seja jogada fora. Não adianta nada planejar as estratégias, estabelecer as personas, criar conteúdo relevante para cada etapa do funil de venda se os resultados de suas campanhas não forem mensurados e analisados.

Cada ação deve ser acompanhada para mensurar se está dando resultado, para realizar os ajustes necessários. Para realizar a mensuração é essencial estabelecer comparação com ações anteriores e estabelecer as metas.

É importante saber qual campanha está trazendo mais cliques para o seu site, quais ações estão se convertendo em mais vendas, além das métricas corretas para evitar os erros mais comuns do marketing digital. 

Com as métricas é possível mensurar o número de visitantes e o tempo que passam em cada página. Mas a métrica de conversão acaba sendo a mais importante para as empresas, pois mede as vendas realizadas.

São muitos erros que são cometidos diariamente no marketing digital, e conhecer bem sua persona, trabalhar as estratégias corretas para ela e acompanhar seus resultados é a melhor forma de evitá-los.

 

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