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Marketing de Relacionamento: Fidelize seus Clientes

Marketing de Relacionamento: Fidelize seus Clientes

O marketing de relacionamento é uma ferramenta chave para manter uma boa relação com seus clientes.

Por isso, tornar a experiência do seu cliente no seu restaurante inesquecível é mais do que apenas ganhar novos clientes, é faze-los ter presença assídua e se fidelizar a você.

Sendo assim, o marketing de relacionamento é indispensável a seu negócio, indo muito além de uma simples relação com o cliente. É construir uma marca, criar maior autoridade no mercado e fidelizar os clientes a você.

O que é Marketing de Relacionamento?

Em primeiro lugar, o marketing de relacionamento consiste em um conjunto de ações que a empresa pode tomar afim de criar uma relação agradável com os clientes.

O maior objetivo dessas estratégias é conseguir ganhar a lealdade dos clientes, fazendo eles se tornarem fãs de você e da sua empresa.

Para ganhar essa relação é comum empresas oferecerem alguns benefícios a seus clientes, com a finalidade de incentiva-los a voltarem sempre.

Assim, muitas empresas do ramo alimentício já se beneficiaram com essas estratégias e você não pode ficar de fora!

Como Implantar o Marketing de Relacionamento em seu Restaurante?

Antes de tudo mantendo uma boa relação com os clientes.

Essa relação conta desde o primeiro momento em que o contato é feito, seja pessoalmente ou por ligações.

Sendo assim, é essencial ser atencioso e educado sempre. Os clientes valorizam muito bons atendimentos e gentileza.

Deste modo, o primeiro passo para implantar o marketing de relacionamento em seu restaurante é o bom relacionamento com o cliente.

Portanto, faça com que o cliente se encante por você, um cliente muito satisfeito não só voltará a seu restaurante como o indicará aos conhecidos.

O boca a boca é uma divulgação que sempre funciona.

Ao sentir uma afeição por você os clientes irão te indicar a outros e uma boa recomendação é sempre atendida em algum momento.

Logo, mantendo uma boa relação com seus fregueses você acaba divulgando seu restaurante e adquirindo novos clientes.

Uma outra forma muito eficaz é criar um diferencial a seu cliente.

Sabemos que o ramo alimentício cresce mais a cada ano, por isso, para se destacar você precisa inovar e criar diferenciais a sua empresa.

Assim tenha um bom planejamento, pesquise o que está em alta, saiba do que seus clientes gostam e amplie seus horizontes.

É indispensável que você conheça seus clientes.

Um dono de restaurante que não conhece seus fregueses e não sabe de seus gostos tende a perder muito mais.

Em outras palavras, um cliente que é reconhecido, atendido pelo nome e tenha suas preferências reconhecidas, cria uma relação com o restaurante e boas relações são mantidas.

Deste modo você cativa seu cliente e ele irá voltar sempre por se sentir bem em seu estabelecimento.

Aposte na fidelização

A função da fidelização é oferecer uma espécie de agradecimento a seus clientes por frequentar o seu restaurante e o incentivar a voltar mais vezes.

Existem vários programas de fidelidade e você pode escolher o que melhor se adequá a você.

Um ótimo atrativo aos clientes são promoções, todo mundo gosta de uma boa promoção.

Agora imagine como uma promoção exclusiva a seu cliente poderia faze-lo se apaixonar por você e não poder recusar a oferta.

Bem como os cartões fidelidades também são uma ótima escolha, muito popular por funcionarem.

Algumas possibilidades de bonificações do cartão fidelidade é oferecer após determinado número de compras no seu restaurante uma sobremesa, um drink ou até uma refeição grátis.

Outra dica, é oferecer um desconto, pré estabelecido, a seu cliente na próxima refeição após ele ter completado cerca de 5 a 10 refeições no seu restaurante.

Assim, essa bonificação estará incentivando seu fregues a virar um cliente assíduo e incentiva mais pessoas a frequentar seu restaurante.

Mas, não se esqueça, certifique-se de não abusar de mais de bonificações e passar do limite ou você pode acabar vindo a ter prejuízo, tenha tudo bem pensado antes de por em prática.

Identifique seus clientes

Afim de que o marketing de relacionamento funcione com exito é essencial criar um banco de dados de seus clientes.

O banco de dados funciona para você ser capaz de armazenar os dados, como contato e preferências de seu cliente, e assim poder sempre estar se comunicando com ele quando possível.

Por exemplo, com as informações de contato de seus clientes você pode estar sempre mandando sugestões e dicas de coisas de seu restaurante que acredite que ele vá gostar, o chamando para visita-lo.

Além disso mantenha seu banco de dados sempre atualizado, um banco de dados desatualizado não lhe é útil de nada.

Outra dica muito relevante é, lembrar de seu cliente em datas importantes, como o aniversário, ao mandar felicitações ele irá se sentir querido e especial e criar um apreço por você.

Portanto, recolha informações acerca de seus clientes, certifique-se de que eles não se incomodem em receber mensagens sua e o mantenha sempre informado e incentivado a lhe visitar.

Mas tome cuidado, não sobrecarregue seu cliente de mensagens, isso se torna desagradável, mande somente o necessario, nada de uma mensagem nova todos os dias.

Receba Feedback

Para ficar atualizado do bom funcionamento de seu negocio é essencial que você escute seus clientes e saiba o que eles estão pensando.

Crie canais e formas com que seu cliente possa facilmente entrar em contato, seja para fazer reclamações ou dar sugestões.

Escutar o que seus clientes tem a dizer é de grande importância.

Dessa forma, as pesquisas de satisfação são uma boa maneira de se conseguir feedback.

Existem varias plataformas que podem ser usadas para recolher essas opiniões, como suas redes sociais e até em seu próprio sistema de delivery.

Dessa forma, por meio do GrandChef você consegue coletar o feedback do cliente em seu delivery.

Permitindo que você análise quais são os pontos positivos e negativos do seu serviço, tempo de entrega, atendimento, produto, entre outros detalhes.

Enfim, escute seus clientes e saiba lidar com os comentários negativos que podem vir a surgir, afinal, são por meios deles que será possível identificar os pontos a ser melhorado em seu estabelecimento.

Veja como funciona as avaliações do GrandChef

O GrandChef é um sistema de gestão completo qualificado para auxiliar você no controle de seu restaurante.

Sendo especializado no ramo alimentar, entendendo do assunto e trazendo as melhores soluções para você obter sucesso em seu restaurante.

Tenha o controle de tudo que acontece em seu estabelecimento, inclusive sobre a opinião que o cliente tem sobre sua marca.

Logo, você mesmo consegue definir as perguntas que serão feitas ao seu cliente. Confira:

Além disso, o GrandChef conta com outras funções que podem revolucionar sue negócio, como pagamento online e, em breve, cardápio por QR code.

Portanto, você terá maior praticidade, agilidade e segurança nos processos de seu restaurante, não perca tempo e experimente.

Com todas essas dicas é fácil fidelizar todos seus clientes.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

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