Marketing
O marketing existe para melhorar desempenho e alcance em vendas. São estratégias e planejamentos aplicados com foco em resultados. Marketing digital ou off-line, ambos buscam comunicar ao consumidor a necessidade de um produto ou serviço, até mesmo para blindagem de carros.
O marketing digital tem como características meios on-line para a divulgação, são eles redes sociais, anúncios em grandes sites, presença nas demais plataformas da internet e parceria com personalidades da internet, chamados de influencers.
O marketing off-line é o convencional, o qual crescemos acostumados a consumir.
Comerciais de tv, anúncios em grandes páginas de revistas, outdoors, jingles de rádios e mais todos os demais meios que não exigem conexão com internet para que sejam impulsionados.
Marketing de guerrilha
O marketing de guerrilha é exatamente o que o nome sugere, um marketing mais agressivo e de ataque em seu foco de vendas, quando comparado a outros métodos convencionais de comunicação em publicidade e marketing, seja para vender um perfume ou uma porta de aço, por exemplo.
Para a aplicação deste tipo de estratégia é preciso estar atento a toda movimentação atual do mercado e de seus concorrentes, e principalmente, o comportamento do seu público alvo. Mas isso não é o suficiente para dispor deste tipo de marketing.
Conheça muito bem seus clientes e consumidores, saiba seus hábitos e costumes de consumo. Trace uma persona de forte personalidade e entenda o público alvo em potencial, assim como a persona e público alvo de seus clientes.
Preserve a origem de seu negócio, fortaleça suas raízes e valorize a história de sua marca. Não permita que esta, ou qualquer outra estratégia de marketing, faça a empresa cair em contradição com os princípios e moral da empresa.
Parcerias são sempre bem-vindas. Se ligar a outras marcas e empresas que tenham objetivos e público alvo em comum pode garantir um alcance ainda maior de sua audiência e conversão em resultados.
É preciso ousar e ser original, encarar as inovações e estar disposto a aderir novas tendências que estiverem disponíveis no mercado. Sua originalidade é o que vai diferenciá-lo das demais empresas no mercado. Pense sempre em como sua empresa de mancal de rolamento deve se comunicar com o público alvo, e quais veículos da comunicação deve usar.
Se inspire e capriche na elaboração e execução de campanhas. É fundamental muito empenho e determinação para que o recebimento de sua comunicação seja fluida, livre de ruídos. Invista em profissionais, ferramentas e produtos que garantam a melhor entrega em seu anúncio.
Seja cauteloso, o marketing de guerrilha é atrativo e engajador, mas pode gerar sentimentos controversos. É preciso ter em estruturação e planejamento um objetivo de emoção a ser causada. Evite gerar emoções negativas ao seu público alvo.
Acompanhe o processo do início ao fim, estude cases de sucesso em casos de marketing de guerrilha, analise os resultados, conheça o mercado atual e se planeje bem. Estude as melhorias necessárias, os objetivos e estratégias.
Sendo assim, concluímos que o marketing de guerrilha é o método agressivo e imponente de comunicação, com ataque à concorrência de forma sútil, mas que gera uma reação vinda do público e/ou próprios concorrentes, podendo se referir a produtos e serviços de infinitos segmentos, até mesmo sobre uma empresa de painel elétrico industrial.
Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.