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Marketing de experiência: quais as vantagens para a sua empresa?

Marketing de experiência: quais as vantagens para a sua empresa?

O marketing de experiência é uma das muitas vertentes que podemos encontrar dentro dessa área. Nele se usa de práticas específicas para se atingir os resultados que buscamos.

Em uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review, 73% dos líderes de negócios disseram que fornecer uma experiência ao cliente é fundamental para o desempenho geral dos negócios de sua empresa.

E, entendendo sobre o marketing de experiência, você pode aprender a trabalhar e aperfeiçoar esse quesito na sua empresa. Saiba mais!

Marketing de experiência: quais as vantagens para a sua empresa?

Imagem: Pixabay

O que é o marketing de experiência?

O marketing de experiência é uma das muitas formas de cativar o seu cliente. Essa prática usa sentimentos e emoções para fidelizar e conquistar os clientes antigos e os novos.

Essa experiência pode ser dada durante a compra, durante o atendimento online e até mesmo nas redes sociais. Com isso em mente, as pessoas responsáveis por esse setor, devem criar estratégias e diferenciais que marquem o seu cliente.

Todo o sensorial é explorado durante o planejamento para se colocar as ações estipuladas em prática. Assim como os nossos sentidos, paladar, olfato, audição, tato e visão.

Quais são as vantagens de aplicar o marketing de experiência?

Para uma empresa, o marketing de experiência traz algumas vantagens em sua performance. Veja quais são!

1. Fidelização

O primeiro ponto a ser destacado é a fidelização dos clientes, quando conseguimos marcar alguém através de uma experiência ou um acontecimento, se cria uma conexão.

Essa conexão se torna essencial ao ponto de eles se tornarem “fãs” da marca. Quando isso acontece eles passam a ser assíduos e recomendar a marca ou empresa sempre que possível.

2. Identificação

Através dos valores, missão e visão de uma empresa, os clientes podem se identificar ou não com ela. Por exemplo, muitas pessoas que consomem maquiagens buscam marcas que são cruelty free, ou seja, não são testadas em animais.

E pessoas que se importam com esse tipo de movimento, podem se sentir mais conectados com uma marca ou empresa, buscando passar a consumir dela.

3. Atração e captação de clientes

Dependendo do tipo de experiência que for proporcionada, outras pessoas podem se interessar pela sua marca ou empresa. Principalmente se for uma ação em espaço público como parques e shoppings ou nas redes sociais.

Isso vai deixar uma lembrança nas pessoas que estiveram em contato com a ação realizada.

4. Favorece os feedbacks

Por meio dos feedbacks podemos sempre melhorar, eles são extremamente importantes para qualquer empresa. Afinal, é neles que podemos encontrar os pontos fracos e fortes a serem ou melhorados, ou explorados.

Mas você sabia que clientes mais fiéis e engajados têm mais probabilidade de enviar feedbacks? Então, se essa métrica for importante para sua empresa, comece a pensar no marketing de experiência como estratégia para melhorar seus recebimentos.

Exemplos de como aplicar

Veja algumas dicas de como começar a aplicar as estratégias de marketing de experiência no seu negócio hoje mesmo!

1. Produção de conteúdos de qualidade

Busque saber mais sobre a sua persona, o que elas buscam no Google e como você pode ajudá-la através de conteúdos que tirem dúvidas e o ajudem.

Por exemplo, caso você tenha uma empresa de seguros de carros e use ferramentas como o Google Trends para descobrir o que os seus clientes querem saber, pode produzir conteúdos com base em suas maiores dúvidas.

Poderia ser um artigo que ajude o usuário a sanar dúvidas, por exemplo, falando sobre como contratar o seguro, qual é a melhor seguradora, em quais situações para não acionar o seguro do carro, entre outras, e com isso você pode dar as dicas. Esse tipo de estratégia motiva o cliente a navegar em seu site e se familiarizar com a empresa.

2. Explore ferramentas de relacionamento

Hoje em dia as redes sociais são as maiores formas de comunicação que existem. Mas isso não exclui o fato de que o uso de ações offline também engajam e marcam os seus clientes.

Então foque em pensar em estratégias “fora da caixa” para estreitar o relacionamento de quem já é cliente, ou ainda atrair quem não é cliente.

3. Inicie dentro da empresa

Comece padronizando os atendimentos para proporcionar a melhor experiência com a sua empresa desde o primeiro contato. Seja ele nas redes sociais, por telefone ou até mesmo em chatbots.

4. Inove

Busque inovar em seu negócio, tanto em produtos, quanto nas formas de promover o seu serviço. Promova ações memoráveis que marquem a sua empresa de forma positiva na mente dos seus clientes e de quem for se tornar um.

O marketing de experiência pode ser uma ótima ferramenta para engajar e fidelizar quando feito da forma correta e sendo aplicado a longo prazo na sua empresa. Então, preparado para aplicar as estratégias listadas?

Por: Jeniffer Elaina, do site Smartia Seguros.

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