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Marketing de conteúdo: como usar essa estratégia

Marketing de conteúdo: como usar essa estratégia

Já não é mais novidade que o marketing de conteúdo vem se tornado uma ferramenta básica para os empreendedores e empresas ao redor do mundo.

Afinal, em meio a era tecnológica da informatização, o profissional ou negócio que souber lidar com as informações e repassá-las da melhor forma para os seus clientes poderá obter um grande sucesso.

E uma das formas de garantir que isso aconteça é por meio de uma estratégia bem elaborada de marketing de conteúdo.

Apesar do marketing de conteúdo ter se popularizado apenas na era digital, essa estratégia era utilizada desde que as informações começaram a circular o globo.

A Nestlé, por exemplo, em 1062, já utilizava o marketing de conteúdo para inserir receita de doces nos rótulos das latas de Leite Moça, por exemplo, fazendo com que a marca seja lembrada e atraindo ainda mais clientes pelo conteúdo chamativo.

Basicamente, o marketing de conteúdo se trata da produção de um conteúdo relevante, direcionado a um público-alvo, com a intenção de atraí-lo, ampliar o relacionamento e fidelizá-lo.

Com um conteúdo bem elaborado, é possível oferecer ao seu público soluções à suas determinadas necessidades e se destacar diante da concorrência.

E se você tem um escritório de advocacia, comércio de resina epóxi, indústria, entre outros, o marketing de conteúdo pode fazer com que seu negócio obtenha sucesso da mesma forma! Quer saber como usar essa estratégia? Então não deixe de ler nosso post!

1. Defina seus objetivos com o marketing de conteúdo

Para investir em marketing de conteúdo, é fundamental definir os seus objetivos de maneira detalhada.

Onde a marca quer chegar com esse conteúdo? Quantos clientes pretende captar? Em qual posição almeja estar no site de pesquisa do Google?

Essas são algumas perguntas que deve fazer para que seja possível elaborar uma boa estratégia de marketing de conteúdo e ter mais clareza acerca dos resultados.

Neste momento, também é importante utilizar alguns KPIs, que são indicadores de desempenho. Essas métricas são importantes para que você consiga analisar e gerenciar os seus resultados, além de também fazer as melhorias necessárias.

2. Crie conteúdos exclusivamente para seu público-alvo

Outro requisito para realizar uma boa estratégia de marketing de conteúdo é focar e segmentar o seu público-alvo de maneira detalhada. E para fazer isso, é necessário saber de todos os detalhes sobre ele, como sua faixa-etária, comportamentos, hábitos, estilo de vida, opiniões, entre outros.

Para entendermos melhor, imagine uma empresa que vende porta contra incêndio. Como seria o perfil de uma pessoa (ou empresa) potencialmente interessada no produto? Quais as suas motivações para comprá-lo? Que tipo de conteúdo ela costuma consumir?

Após identificar as características do seu público, você poderá conhecê-lo melhor e, dessa forma, elaborar um conteúdo que chame a atenção e seja ainda mais relevante.

3. Escolha o formato do seu conteúdo

Ao criar um conteúdo, é essencial que saiba como esse conteúdo estará visível para o seu público. Ele pode ser construído de diversas formas, como impresso, digital, por texto, vídeo, voz, entre outros.

Além do formato, também é importante analisar o canal onde o conteúdo será publicado. Será por um blog, por e-mail, pelas redes sociais ou por site parceiro?

Além disso, se você atua em um nicho, como na venda de etiqueta código de barras, por exemplo, lembre-se de também analisar a concentração e o interesse do seu público em cada formato de conteúdo e canal na internet.

Escolhendo o melhor formato e canal, é possível direcionar um conteúdo de maneira mais assertiva e atrair clientes com mais otimização!

Agora que você já sabe como utilizar a estratégia de marketing de conteúdo, o que está esperando para aplicar essa ação em sua empresa e ter sucesso? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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