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Marketing de conteúdo: 3 benefícios que você deve considerar

Marketing de conteúdo: 3 benefícios que você deve considerar

Antes de adquirir uma mesa rústica de madeira, é comum que o comprador identifique alguns fatores básicos, como a qualidade da matéria-prima e da mão de obra, definindo se é uma boa opção. Obviamente, as estratégias de marketing digital não são assim, mas a maneira como elas são desenvolvidas também podem impactar diretamente nos resultados. 

 

É exatamente aí que entra o marketing de conteúdo, que consiste em um conjunto de estratégias capazes de deixar uma produção mais relevante, ou seja, adequada para suprir todas as necessidades da pessoa que irá consumi-la. Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando esse artigo e confira três benefícios do investimento. 

Flexibilidade de formatos 

Uma coisa que choca muitas pessoas no momento que começa a pesquisar sobre marketing de conteúdo é descobrir que ele não é limitado aos tradicionais textos escritos seguindo as regras de SEO. Isso porque a palavra “conteúdo” está relacionada a absolutamente tudo o que pode passar informações para outras pessoas. 

 

Suponhamos que você atue com a manutenção de equipamentos de refrigeração comercial e industrial, como o balcão refrigerado pequeno, a geladeira expositora e a câmara fria. Por mais que façam parte da mesma categoria de produtos, eles têm especificações técnicas muito diferentes, podendo apresentar falhas distintas. 

 

Para divulgar um negócio tão versátil, as opções de formatos de conteúdo não poderiam ser limitadas. Assim, seria possível criar textos, vídeos, podcasts, imagens, etc, sempre pensando na facilidade que poderia proporcionar para os seus clientes. Ademais, a veiculação também poderia envolver várias plataformas, como sites, redes sociais e correios eletrônicos. 

Captação de leads qualificados 

Sem dúvidas, não existe uma relação mercadológica sem um consumidor, que é a pessoa que irá fazer a solicitação do produto ou serviço. Desse modo, realizar a captação dos clientes é um passo essencial para qualquer empresa se destacar no mercado, gerando mais vendas e, consequentemente, lucros. 

 

Uma coisa a se atentar sobre o assunto é que não dá para simplesmente conseguir atrair o público-alvo com produções irrelevantes, que não somem em nada no processo de compra. Por isso, o marketing de conteúdo é uma alternativa tão importante, pois é capaz de entender exatamente o que os leads desejam. 

 

Por exemplo, nos sites, a maneira mais fácil de entender os hábitos de consumo do público-alvo é por meio da definição de palavras-chaves, que podem ser: 

 

  • Short tail: genéricas e de alta concorrência (ex: motor); 
  • Middle tail: mais específicas e com menor número de buscas (ex: motor Weg); 
  • Long tail: termos com baixo volume de busca e alta conversão (ex: motor Weg 2cv). 

 

Já nas redes sociais e no correio eletrônico essa identificação pode ser um pouco mais complicada, visto que é mais difícil entender como os consumidores agem nelas. Todavia, elas nunca devem ser ignoradas, pois são plataformas com um alto número de adeptos, o que potencializa as chances de conversão. 

Autoridade no segmento

Levando em consideração tudo o que foi citado nos tópicos anteriores, a geração de autoridade no segmento se torna mais uma consequência da adoção do marketing de conteúdo do que um benefício em si. No geral, isso pode ser identificado pelo fato que o investimento gera mais credibilidade e confiança.  

 

Uma pessoa que deseja realizar uma compra, seja ela online ou não, costuma identificar suas opções antes de fechar o negócio, o que automaticamente a colocará em um minucioso e criterioso processo de busca. A partir do momento que sua empresa desenvolve produções relevantes, ela é capaz de passar uma sensação de segurança para o público. 

 

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Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

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