CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Marketing cultural: o que é e 3 exemplos práticos

Marketing cultural: o que é e 3 exemplos práticos

Muito se tem falado sobre a importância do marketing cultural nos dias atuais. Afinal, trata-se de uma ferramenta que não tem apenas como objetivo gerar bons resultados para marcas e empresas, mas também fortalecer a relação com o público-alvo. 

No entanto, quando uma empresa inicia um plano de marketing bem elaborado, a expectativa é conquistar bons retornos a curto prazo. Porém, para que isso realmente aconteça, é fundamental contar com as funcionalidades e benefícios do marketing cultural. 

O marketing cultural abrange todos os processos de uma marca, desde a criação de um produto ou serviço até as ações em cima dele. Mas, diferente do marketing tradicional, o seu foco é entregar algo a mais ao consumidor que, nesse caso, é a cultura. 

Pensando na importância desta ferramenta em um mercado tão competitivo, preparamos este post. Nele, você verá o que é marketing cultural e 3 exemplos de empresas que utilizam essa estratégia para alavancar os negócios. Continue lendo e confira!

O que é marketing cultural? 

O marketing cultural é caracterizado por todas as ações que utilizam a cultura para promover um produto, serviço ou até mesmo a imagem de uma marca. Para isso, é necessário estudar os hábitos, comportamentos e preferências do público-alvo. 

Dessa forma, embora grande parte das estratégias do marketing sejam implementadas a fim de obter bons retornos financeiros, o marketing cultural não se limita apenas a isso, uma vez que ele ajuda a empresa a ter um diferencial competitivo. 

Além disso, o marketing cultural contribui com o sucesso de uma marca, fazendo com que ela construa um bom relacionamento com o cliente e, por consequência, fique um passo à frente da concorrência. Isso em qualquer nicho, como estação de tratamento de água, entre qualquer outro segmento.

Essa modalidade de marketing é relativamente nova, teve início na década de 90, embora tenha passado a ser utilizado nos últimos anos como uma forma de fortalecer a imagem de empresas e marcas no mercado. 

Empresas que usam o marketing cultural: exemplos práticos 

Por último, e não menos importante, levantamos a seguir 3 empresas que são referências quando o assunto é a aplicação do marketing cultural. Se sua empresa atua com box blindex para banheiro, por exemplo, essas referências podem ajudar a construir sua própria campanha de marketing cultural. Acompanhe:

1. Coca-Cola

Que a Coca-Cola é reconhecida por ser o refrigerante mais consumido do mundo não é uma novidade, certo? Mas, além dessa tradição, ela é famosa por suas campanhas que pregam aquilo que todos nós desejamos: a felicidade.

No entanto, a marca também faz investimentos frequentes em eventos e entidades culturais. No Brasil, o mais conhecido é o Festival de Parintins em que, inclusive, a companhia chega a adotar a cor azul por conta dos bois-bumbá. 

2. Banco Itaú 

Não tem jeito: o Banco Itaú é uma referência quando o assunto é marketing cultural. A marca tem investido tanto nesse tipo de estratégia, que ganhou uma área exclusiva chamada Itaú Cultural. 

Em resumo, o Banco Itaú realiza as mais variadas ações culturais voltadas à parte cultural brasileira, trazendo todo o legado do país.

3. Ambev

A Ambev é conhecida por ser uma das maiores produtoras de cerveja do país e por atuar muito bem com o marketing cultural. Inclusive, muitas empresas atuam com essa modalidade, até mesmo marcas de relógio de ponto digital, entre outros.

A marca Skol, por exemplo, é uma das referências por conta das apresentações artísticas representando a Skol Beats, assim como a Stella Artois que patrocina o Brasil Open de Tênis, o torneio mais antigo da modalidade. 

Gostou do nosso post sobre o que é marketing cultural e 3 empresas que investem nesse tipo de estratégia? Então, compartilhe com os amigos e deixe o seu comentário!

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Sobre Lucas SouzaEspecialista


Me siga

Deixe um comentário