Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Máquinas de vendas automáticas são oportunidades de negócio

Máquinas de vendas automáticas são oportunidades de negócio

Em recente missão técnica aos Estados Unidos, me deparei com um típico negócio peculiar da cultura americana: máquinas de vendas automáticas. Aqui no Brasil o uso deste tipo de equipamento ainda é tímido, pois segundo dados da Associação Brasileira de Vendas Automáticas (ABVA), temos 2.500 habitantes para uma máquina e o faturamento previsto para este ano é de US$ 300 milhões. Nos EUA, para cada 90 pessoas existe um equipamento e o faturamento em 2011 foi de US$ 36 bilhões.

O surpreendente é que vários tipos de produto são comercializados nessas máquinas:

–    Ticket de estacionamento;
–    Jornais, revistas e livros;
–    Bebidas em geral;
–    Guloseimas.

Mas o que mais me chamou a atenção foi uma máquina de venda de flores e plantas no salão de desembarque do aeroporto. Algo que particularmente nunca havia me passado pela mente, pois culturalmente fui acostumado a comprar em floricultura e mais recente em algumas redes de supermercados.

Dentre os vários benefícios de um negócio desse tipo, podemos citar:

–    Praticidade;
–    Rapidez e agilidade;
–    Sortimento;
–    Facilidade;
–    Baixo custo.

Cabe também ressaltar a força dos meios eletrônicos de pagamentos, pois todas elas aceitavam cartão de crédito para comprar uma água ou refrigerante de US$ 2,00. Algo impraticável em algumas localidades de nosso Brasil.

O Brasil é um grande celeiro de oportunidades de negócios até 2016, por meio dos grandes eventos (Copa das Confederações no próximo ano, Copa do Mundo FIFA em 2014 e Olimpíadas em 2016). Com um enorme fluxo de turistas de outros países, esse negócio de autosserviço pode ser uma oportunidade a ser explorada pelos empreendedores de plantão.

Bem, se você se motivou com esse post, nunca é demais reforçar que, para se tornar uma oportunidade, qualquer ideia precisa ser pesquisada e estudada para identificar uma necessidade do mercado. Caso você queira saber com detalhes esse passo a passo de como orientar sua empresa ou ideia para o mercado acesse a nossa página http://www.sebrae.com.br/atender/customizado/acesso-a-mercados.

Edição: Fernanda Peregrino, da F&C Comunicação e Projetos

Clauberto Maduro Cunha

Clauberto Maduro Cunha

Novo na comunidade
Tecnólogo de Redes de Computadores
Especialista em Computação Forense e Perícia Digital

You must login to add a comment.

Posts relacionados