A circulação ou o fluxo da loja interfere no desempenho das vendas, como já mostramos neste post. Por isso, é fundamental planejar bem como vai ser o percurso do cliente dentro da loja e organizar o espaço de maneira otimizada, aumentando as chances de fechar negócio.
A primeira coisa a se fazer é conhecer o trajeto já feito pelos clientes. Depois de mapear o fluxo da loja, será possível “esquentar” os pontos frios, que muitas vezes passariam despercebidos pelos consumidores. Assim, ficará mais fácil definir onde ficarão as promoções, os produtos “destino” e os itens de maior necessidade para os clientes.
Numa loja de moda, uma boa estratégia é intercalar as compras por impulso e por acessórios, compondo uma lógica de compra casada e composição de look ou de produtos complementares.
Para facilitar o mapeamento do fluxo do cliente, estudantes da Pós-graduação em Moda da ESPM criou a Planilha de Mapeamento de Fluxo de Loja. O documento é gratuito e pode ser baixado no site do Mundo Marketing.
Baixe a planilha, preencha e tabule os dados. Assim, você terá um diagnóstico sobre o fluxo de clientes dentro da sua loja. A partir daí, é pesquisar para implementar melhorias, que podem envolver desde a iluminação até o mobiliário.
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Com informações e imagens do Mundo Marketing.
Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação.