Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Maiores vantagens de investir em logística reversa

Maiores vantagens de investir em logística reversa

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), lei n° 12.305, as empresas são responsáveis por coletar e restituir os resíduos sólidos e lixos industriais para que seja possível aproveitar o ciclo produto e contribuir com o meio ambiente

Ou seja, empresas como fabricantes de produtos, importadores, distribuidores e comerciantes são responsáveis por promover um destino correto dos produtos ao fim de sua vida útil.

No entanto, apesar dessa lei estar em vigor, muitas empresas ainda não possuem o conhecimento e nem realizam campanhas sustentáveis para preservar a natureza e reduzir os impactos dos resíduos.

Uma das formas mais simples e práticas de aplicar a sustentabilidade em seu negócio e estar regularizado com a legislação.

Basicamente, ela se trata do processo reverso: tem como objetivo retornar os produtos que não são mais úteis e dar um destino final a eles, como forma de não agredir ao meio ambiente.

Ou seja, é uma forma de reciclar os produtos e reutilizá-los em outros processos da cadeia de produção.

Imagine que sua empresa fabrica aquecedor de água elétrico: ao longo prazo, os resíduos sólidos do produto podem impactar diretamente em consequências negativas para a natureza.

E por essa razão, neste post nós iremos listar quais são as principais vantagens e benefícios de investir no processo de logística reversa. Continue nos acompanhando para saber mais!

1. Reduz os custos operacionais

Uma das maiores vantagens da logística reversa é que, por meio dela, sua empresa pode ter uma grande economia de custos em seus processos produtivos.

Isso acontece, pois muitas matérias-primas utilizada para a fabricação de novos produtos podem vir de recursos reciclados.

Ou seja, os resíduos ou produtos obsoletos realimentam a cadeia produtiva, reduzindo os custos da compra das matérias-primas.

2. Embalagens retornáveis

Outra vantagem da logística reversa é que a empresa também pode ter a possibilidade de fabricar embalagens retornáveis e obter um maior reaproveitamento da sua matéria-prima, reduzindo ainda mais os seus custos operacionais e contribuindo para o meio ambiente.

No entanto, é importante ressaltarmos que nem todos os produtos precisam necessariamente de uma embalagem retornável.

Se sua empresa fabrica tela alambrado, por exemplo, muitos dos componentes desse produto também podem ser facilmente recicláveis.

3. Constrói uma identidade positiva

A logística reversa também proporciona um grande diferencial competitivo para a empresa em relação aos seus concorrentes.

Isso, pois o perfil dos clientes que observam as campanhas sustentáveis realizadas pelos negócios cresce cada vez mais.

Dessa forma, com alternativas mais sustentáveis, sua empresa estará passando uma boa imagem para os seus leads (potenciais clientes) e clientes, que por sua vez, buscam mais empresas com responsabilidades ambientais.

Por fim, a logística reversa pode ser adotada em empresas de qualquer porte e qualquer segmento. Se você possui um comércio, uma indústria de calhas e rufos, ou uma loja de produtos artesanais, é possível incluir esse tipo de campanha sustentável e ter sucesso!

E aí, gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente! Nós queremos saber sobre a sua opinião.

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados