Por Pedro Valadares
É comum associar o funcionamento das empresas ao horário comercial, de 8h a 18h. Contudo, com o crescimento das cidades, existe clientela para todas as horas e a madrugada pode ser bem lucrativa.
Por exemplo, a pizzaria brasiliense Tele Pizza Corujão especializou-se em atender nas altas horas. As vantagens são uma concorrência menor e a fidelidade do público, que cria simpatia pela empresa que o atende em qualquer horário.
Outro exemplo clássico de quem fatura com a madrugada são os taxistas. Em conversa com um deles no Rio de Janeiro, foi relatado que à noite ele consegue fazer o dobro de corridas que faz pela manhã, por conta do trânsito mais tranquilo. O aeroporto recebe pessoas o tempo inteiro, por isso sempre há clientes necessitando do serviço.
Em São Paulo, a Pizza Hut do aeroporto também funciona 24h. Em passagem pelo aeroporto, pude presenciar o restaurante cheio…às 3h da madrugada.
Os serviços prestados à noite também têm a vantagem de poderem operar com um preço mais alto, pois, se quero comer algo às 3h da manhã, certamente, acho justo que o preço não seja o mesmo cobrado pela manhã.
Outro caso interessante é o chaveiro 24h. Ele me contou que os chamados de madrugada são quase equivalentes aos que realiza pela manhã. Além disso, os preços são 30% mais altos e, muitas vezes, o cliente satisfeito por ter tido seu problema resolvido, dá uma gorjeta considerável.
É possível citar ainda outros serviços como floriculturas, cartórios, oficinas, eletricistas e até salões de beleza que ficam abertos 24h e faturam na madrugada. Claro que há fatores a serem considerados como a questão da segurança, o tamanho da demanda, o custo que para manter um empregado no período da noite, entre outros. Mas o crescimento das cidades aliado à flexibilização dos horários de trabalho geram um mercado que torna a madrugada cada vez mais lucrativa.
Pedro Valadares, do SEBRAE.