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Lojistas devem oferecer mimos para atrair clientes no Dia das Mães

Lojistas devem oferecer mimos para atrair clientes no Dia das Mães

Fonte: Economia UOL
Com a aproximação do Dia das Mães, cresce o movimento de consumidores
nas lojas em busca de presentes. A data é a segunda melhor para o
comércio, atrás apenas do Natal.

Segundo especialistas, presentar os clientes com pequenos mimos, como
rosas e chocolates, e oferecer kits promocionais como opção de presente
pode aumentar as vendas e, até, cativar clientes para outras ocasiões.

A vitrine e a decoração da loja também merecem uma atenção especial
nessa época para chamar a atenção do consumidor, segundo o
superintendente do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas
Empresas do estado de São Paulo) Bruno Caetano.


As lojas de roupas, calçados, perfumaria, acessórios, eletroeletrônicos
e eletrodomésticos são as mais procuradas no período, de acordo com
pesquisa de intenção de compra da ACSP (Associação Comercial de São
Paulo).

Mas, segundo Caetano, o simples aumento do fluxo de pessoas na loja não
garante a concretização da venda. “É preciso preparar o estabelecimento
com uma decoração personalizada e  treinar os funcionários para que
prestem um atendimento diferenciado. Quem se preparar mais, vai faturar
mais”, diz.

Na vitrine, por exemplo, o superintendente orienta o lojista a destacar
apenas os produtos com maior apelo à data: sapatos, bolsas, vestidos,
pijamas, perfumes, kit de maquiagem, por exemplo. “Expor itens demais
pode deixar a vitrine poluída e pouco atrativa”, diz.

Dar pequenos mimos, como rosas, chocolates ou bombons para os clientes é
um gesto apreciado pelo consumidor, afirma Caetano. “Muitos filhos
levam as mães para escolher o presente e muitas mães vão às lojas
comprar presentes para suas mães. Então, a generosidade não custa muito
para o lojista e pode fidelizar clientes”, explica 

A criação de vales-presentes e kits promocionais também potencializa as
vendas, afirmam especialistas. No primeiro caso, o lojista pode criar
uma embalagem colorida e atraente para quem não sabe qual presente
levar. 

“Essa é uma prática comum no varejo e atinge diretamente o público
indeciso. No entanto, muitos lojistas pecam ao oferecer a opção em um
pedaço de papel amassado e nada atrativo para presentear alguém”,
declara.

Já os kits promocionais podem ser montados por faixa de preço ou por
perfil da mãe. Por exemplo, se uma mãe gosta de estar em contato com a
natureza, o lojista pode sugerir um kit com produtos naturais. Se a mãe é
mais esportista, pode ser um kit com artigos esportivos.

“Os kits promocionais além de atrair clientes que buscam ofertas,
ajudam os indecisos a realizarem a compra. A equipe de venda precisa
estar treinada para ajudar o consumidor a escolher”, afirma Caetano.

Segundo especialistas, o bom atendimento da equipe também contribui
para cativar clientes para o ano todo. “Se o consumidor é bem atendido a
chance dele voltar a comprar naquela loja é muito grande”, diz. o
superintendente do Sebrae-SP.

Cuidado com excessos na decoração

Os produtos com maior apelo à data devem estar mais visíveis no
interior da loja, de acordo com o professor de marketing e varejo da FGV
(Fundação Getulio Vargas) Maurício Morgado.

O lojista até pode instalar cartazes alusivos ao Dia da Mães, mas não
deve exagerar na decoração. Segundo Morgado, papel picado e serpentina,
por exemplo, deixam a loja suja e cria uma sensação de bagunça.

“Na decoração, menos é mais. O lojista deve optar por enfeites com
visual forte. Um coração grande é melhor do que vários corações
pequenos”, declara.

Alta no movimento aumenta inadimplência

Para o economista-chefe da ACSP, Marcel Solimeo, as pequenas lojas não
têm recursos para investir em divulgação e promoção como as grandes
redes. Por isso, o lojista tem de usar a criatividade para ser percebido
pelo público.

De acordo com Solimeo, enviar e-mails para os clientes com ofertas e
opções de presente é uma forma de ser notado. “Já que [o empresário] não
vai anunciar no jornal nem na TV, com o e-mail a mensagem vai direto ao
consumidor”, diz.

Segundo o economista, devido ao alto fluxo de pessoas nas lojas, é
comum que a inadimplência aumente proporcionalmente às vendas. Para
evitar dores de cabeça, Solimeo afirma que ao receber cheques e cartões
de crédito, o lojista deve conferir os dados do cliente.

“Vale consultar o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e pedir
documentos com foto da pessoa. Mas, não adianta conferir os dados de um
cliente que está de chinelo e não olhar nada de quem usa terno e
gravata. O procedimento deve ser feito com todos.”

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