CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Loja de tapetes amplia mercado em Curitiba

Loja de tapetes amplia mercado em Curitiba

Empresário consegue reverter situação de quase falência e inaugura mais três lojas
Foto: Rodolfo Buhrer/La Imagem
Com dificuldade para pagar as parcelas do financiamento que havia
tomado junto ao sistema financeiro, o empresário Carlos Guedes só
enxergava uma saída: fechar a loja de tapetes aberta em 2002, quando ele
se mudou de São Paulo (SP) para Curitiba (PR). A inadimplência
comprometia a saúde financeira do empreendimento.

Era o ano de 2006 e a história parecia se repetir. Antes disso, quando
ainda morava na capital paulista, Guedes foi obrigado a fechar uma
oficina mecânica pelas mesmas razões. Só que agora ele estava disposto a
mudar a sorte da loja e resolveu acatar o conselho da esposa. “Ela
tinha ouvido falar que o Sebrae ajudava empreendedores. Corri até lá e foi paixão à primeira vista”, conta ele sobre o início da relação com a instituição.

Já na primeira consultoria o empresário levou um susto. Foi
aconselhado a mudar o ponto da loja, que funcionava numa rua de difícil
acesso. A mudança não estava nos seus planos, mas Guedes acatou a
sugestão e o empreendimento foi para um endereço movimentado, vizinho a
lojas de móveis e materiais de decoração. “Fiz o que o Sebrae falou e
não é que deu certo? Em novo endereço, passei a vender mais”, relata.

Mas não foi só isso. O empresário foi aconselhado a fazer o Empretec,
seminário de uma semana ministrado pela instituição em forma de imersão
para desenvolver comportamentos e características empreendedoras. Para
Guedes, foi uma transformação. “Mudei a maneira de ver o negócio”, diz.

Sob orientação do Sebrae, os funcionários passaram por reciclagem, a
loja ganhou um novo padrão visual e passou a se chamar Cia. do Tapete. O
empresário frequentou outros cursos, como o Varejo Mais – mais venda,
mais competitividade, voltado à melhoria do comércio varejista. “Depois
dos cursos, mudei a forma de vender”, explica Carlos.

Em 2008, pouco mais de 18 meses após ter procurado o Sebrae como
última esperança para salvar o seu empreendimento, Carlos Guedes
inaugurou a segunda loja de tapetes. No ano seguinte, 2009, veio a
terceira e a quarta surgiu em 2011. Uma oficina para consertar e reparar
os tapetes foi montada em outro endereço. As quatro lojas e a oficina
empregam ao todo 28 pessoas.

De olho no futuro, Carlos Guedes planeja transformar a Cia. do Tapete
em pequeno atacado, capaz de fornecer tapetes para pequenos comércios da
região metropolitana de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava e litoral.
Os serviços de reparo dos tapetes já atendem a terceiros e os planos
incluem a transformação da empresa numa franquia.

40 anos

A trajetória desse e de outros milhões de empreendedores faz parte da
história do Sebrae, instituição criada em 1972 para fomentar e
desenvolver os pequenos negócios no Brasil. “Estamos completando 40 anos
de atividades com resultados muito positivos na melhoria da gestão
empresarial e da competitividade dos microempreendedores individuais,
micro e pequenas empresas”, ressalta o presidente do Sebrae, Luiz
Barretto. “Individualmente, uma empresa não faz diferença, mas no
conjunto, os empreendimentos desse porte são 99% das empresas e
fortalecem a economia do país”, completa. Saiba mais sobre os 40 anos do
Sebrae na internet: www.onegocioeacreditar.com.br.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7851 / 3243-7852 / 2104-2771 / 2104-2775 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae