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Loja Conceito mostra como maximizar pontos de venda

Como dispor os móveis de forma a realçar as qualidades dos produtos e atrair o consumidor? Como decorar o ponto de venda? Quais as ferramentas para alavancar a venda de uma mercadoria? Dúvidas assim, que afligem nove em cada dez lojistas, podem ser resolvidas na Movelpar-2011, que termina amanhã no Expoara – Centro de Eventos, em Arapongas.
Grande novidade da 8 edição da Feira de Móveis do Paraná, a Loja Conceito disponibiliza em 350 metros quadrados, divididos em dois andares, nove ambientes temáticos nos quais o visitante poderá visualizar as vantagens da exposição adequada do mobiliário e os melhores cenários para chamar a atenção do consumidor.
O espaço tem ambientes decorados para sala de estar, jantar, gourmeteria, home office, living, sala de TV, suíte casal, dormitório solteiro e infantil. ”Agora que a feira se consolidou como um dos mais importantes eventos do setor moveleiro, queremos oferecer ao lojista um serviço diferenciado”, explica o diretor de marketing do Expoara, Tiago Lucchese, sobre a iniciativa de se criar a Loja Conceito. ”Estamos repassando ao lojista informações de qualidade para o grande objetivo que é alavancar suas vendas.”
Conhecer um pouco mais sobre a correta disposição do mobiliário com a intenção de atrair o consumidor é, na verdade, apenas um chamariz para repassar aos lojistas orientações sobre vários outros assuntos que influenciam positiva ou negativamente a venda de produtos.
Consultores do Sebrae/PR ficam à disposição dos lojistas para consultorias, acompanhando os visitantes durante as paradas nos vários ambientes, ressaltando pontos estratégicos, dando dicas de melhoria e tirando dúvidas. ”Queremos mostrar ao lojista que ele pode explorar muito melhor seu ponto de venda”, afirma Júlio César dos Santos Rodrigues, consultor do Sebrae-PR.
A lista de assuntos é extensa. Começa pelo marketing olfativo – sim, o espaço pode ter seu cheiro. A Loja Conceito da Movelpar utiliza um componente olfativo que remete a uma floresta no começo do outono. Passa pela questão da facilidade de acesso – fora da loja, para o cliente estacionar; dentro dela, para que ele tenha contato direto com o móvel que pretende comprar.
Passa também por uma boa gestão financeira: os cuidados com a carteira de clientes, a melhor maneira de fidelizá-los, detectar o que estão comprando e o que querem comprar. Nesse sentido, afirma o consultor, é possível o lojista antecipar tendências.
E ainda alcança o paisagismo, a decoração, fachada e vitrine, o layout, iluminação, cores e texturas, tecnologia interna, estoques. E, sobretudo, pelo atendimento, que é apenas um subitem do que Rodrigues chama de ”pessoas”, ou seja, a qualificação do corpo de funcionários e a cumplicidade entre eles para que, no fim das contas, a empresa consiga aumentar as vendas.
Fonte: FOLHA DE LONDRINA

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