Promover a marca, interagir com o público, ser lembrado pelos clientes, divulgar novas coleções… São muitos motivos para você aprender como vender roupas pelo Instagram.
É por isso que nós preparamos este post recheado de dicas para que você consiga comprar roupas de marca de ótimos fornecedores brasileiros e também aprender como criar estratégias de vendas online que trazem resultados.
=> Clique aqui e use essa lista de fornecedores de roupas de marca de grife
Não é à toa que as lojas têm apostado tanto no Instagram:
- a rede social tem mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês;
- 90% dessas pessoas segue, pelo menos, uma marca comercial;
- 83% delas usam o Instagram para avaliar produtos e marcas antes de comprar;
- são mais de 25 milhões de perfis corporativos e mais de 2 milhões de anunciantes;
- as redes sociais são o principal meio pelo qual os clientes chegam ao e-commerce de roupas e calçados;
- o Instagram é responsável por 70% das vendas realizadas pelas redes sociais.
Além disso, o Instagram é considerado o melhor canal para trabalhar estratégias de marketing com influenciadores digitais.
Exemplo de fornecedor para você conhecer
Um dos fornecedores de roupas que conheço é a https://www.aegatacado.com.br/. A responsável disponibiliza camisetas de várias marcas, com excelente qualidade.
Imagem extraída do site Sprout Social.
Entre os principais setores que trabalham com influenciadores do Instagram estão 91% das marcas de luxo, 84% das roupas esportivas e 82% marcas de varejo.
Imagem extraída do site Sprout Social.
Se você quer aproveitar esse cenário e aprender como turbinar as suas vendas na rede social, não perca mais tempo. Vem com a gente e descubra o passo a passo para vender roupas pelo Instagram!
1 – dica para aproveitar a lista de fornecedores no Instagram: tenha um perfil comercial atraente
Antes de planejar as suas fotos, legendas e hashtags, é preciso começar pelo básico. Para isso, o primeiro passo é criar uma conta comercial ou migrar o seu perfil pessoal para comercial.
O Instagram para empresas oferece uma série de benefícios para as marcas que antes ficavam limitadas na hora de implementar estratégias de marketing mais assertivas.
Confira as principais vantagens de ter um perfil comercial em comparação a uma conta convencional:
- o acompanhamento de métricas como o número de cliques, alcance do perfil e saídas dos stories;
- mais conhecimento do público e seus dados demográficos (idade, país, gênero);
- a inserção de botões interativos, como telefone e e-mail;
- a promoção de posts diretamente pelo Instagram, com segmentação e relatórios sobre eles.
Sim, é importante que o seu perfil seja classificado como comercial, mas não só nas configurações. Você precisa deixar toda a sua conta com uma cara profissional.
Essas adaptações no perfil passarão mais credibilidade, facilitarão a interação e o entendimento do público sobre os seus produtos e serviços – aqueles usuários que chegam pela primeira vez na sua página.
Veja algumas dicas de como otimizar a biografia do seu perfil para fazer mais negócios:
- username: escolha um @ fácil de ser lembrado e encontrado pelos usuários;
- nome do perfil: pode ter até 30 caracteres, lembre-se de inserir palavras-chave que comuniquem o objetivo da sua marca;
- website: use um encurtador de URL para a aparência não ficar poluída e um agrupador de links para inserir mais de um link no mesmo espaço;
- use emojis: crie personalidade para sua marca e transmita uma mensagem através deles;
- deixe o visual agradável: divida as informações com espaçamento ou quebra de linhas;
- use hashtags: de maneira estratégicas, relacionadas à sua marca ou ao seu nicho de mercado;
- inclua CTAs: use call to action para que os seguidores cliquem no seu site ou em outro canal da marca, sabe aquela famosa frase que termina com: “link na bio”, é isso!
Olha só como a marca de roupas @querotsf usou a bio do Instagram de maneira inteligente contextualizando as principais informações para o público.
2 – Produza conteúdo relevante para o seu público
Não estamos falando de qualquer conteúdo!
Para vender roupas pelo Instagram você precisa criar conteúdo estratégico que tenha relevância suficiente para bombar no orgânico e que influencie os usuários na tomada de decisão.
Para isso, é importante que você conheça bem a sua audiência e entenda qual publicação chama mais atenção dessas pessoas?
Se você está começando agora e não possui uma base de publicações para analisar ou se você já possui um perfil com publicações, mas ainda não conseguiu engajar os seguidores, veja os principais requisitos para um conteúdo que dá certo: objetivo, persona e estratégia.
Esses três requisitos precisam estar alinhados para que o conteúdo seja um sucesso. Organizando essas informações você já pode dar o próximo passo e implementar ideias criativas ao seu perfil, veja como!
Use uma paleta de cores
Ter uma paleta de cores definida deixará o seu feed do Instagram mais harmônico e organizado, passando a sensação de que os usuários estão folheando uma revista de moda.
É claro que nem sempre será possível postar uma sequência de fotos com cores alinhadas à paleta, mas pense estrategicamente para criar essa sequência em um lançamento ou em uma mudança de estação.
Veja como a marca @eva usa a paleta de cores nas suas publicações do feed de acordo com a coleção.
Ofereça dicas de moda e estilo
Já considerou que, muitas vezes, os seus clientes deixam de comprar uma peça de roupa porque não sabem como usar? A dúvida de como se vestir bem ou como combinar um item é comum entre os consumidores.
Então, para acabar com esse empecilho na hora de vender roupas pelo Instagram oriente as pessoas sobre as combinações de peças e estilos.
Algumas dicas básicas já fazem muita diferença para quem está procurando comprar algo novo, aproveite para “vender” as suas peças com dicas educativas, sem fazer um texto muito publicitário.
Monte looks completos
Outra ideia de conteúdo que está com tudo para marcas de roupas, é a sugestão de looks. Esta é mais uma maneira de ajudar o público e apresentar os seus produtos.
Você pode usar uma modelo, um manequim ou simplesmente apresentar as peças do look organizadas na mesma foto. Olha como a marca @amaro faz isso com excelência em seu perfil do Instagram.
Além de mostrar a combinação do look, a marca ainda destaca os valores de cada peça com o recurso do Instagram Shopping – abordaremos esse recurso mais para frente.
3 – Mantenha a frequência de postagens
Suas postagens no Instagram são parte fundamental da estratégia de vendas. Por isso, é muito importante criar uma determinada frequência de postagens na rede social.
De nada adianta você fazer uma publicação nesta semana e outra daqui a 20 dias, por exemplo. Além de não gerar engajamento, sua página cairá no esquecimento dos usuários.
Especialmente para o segmento da moda, as pessoas esperam por novidades e tendências na rede social o tempo todo.
Aqui vão algumas dicas extras:
- faça Stories com dicas interessantes de moda;
- procure alternar entre postagens de fotos, vídeos e dicas na página;
- não ultrapasse duas publicações por dia no feed;
- programe postagens mais descontraídas para o final de semana;
- considere a rotina dos seus seguidores para decidir o melhor horário de postagem.
Para manter essa rotina organizada, a solução é criar um cronograma de postagens e agendá-las como antecedência, assim você pode planejar conteúdos de qualidade, sem abarrotar a timeline dos seguidores e nem ficar sem opções ao longo do tempo.
Não importa quantas vezes você vai postar durante a semana, é importante usar uma boa ferramenta de gestão de redes sociais para padronizar o lançamento desse conteúdo, com datas e horários definidos.
4 – Aposte no potencial dos Stories para sua loja de roupas
O Instagram Stories é um canal de comunicação informal e extremamente próximo do público. Você pode utilizá-lo de diversas maneiras para conquistar a atenção e gerar o engajamento com os usuários.
A verdade é que pessoas se conectam com outras pessoas e não com a roupa em si. Portanto, mantenha o feed profissional, mas use os Stories para ficar realmente perto dos clientes.
As possibilidades de postagens são inúmeras, incluindo:
- dicas de moda;
- avisos sobre promoções;
- depoimentos de clientes;
- atualização sobre novidades;
- rotina da loja;
- quizzes;
- sorteios;
- curiosidades sobre a marca;
- bastidores dos ensaios fotográficos;
- perguntas e respostas;
- envio de pedidos;
- divulgação de parcerias e muito mais!
Que tal se inspirar com algumas marcas que dão show nesse quesito? Confira:
Amaro
Hering
Forever 21
5 – Engaje mais usuários no seu perfil
Engajamento é a palavra de ouro no Instagram. Mesmo que você não feche a venda, em cada interação (mensagem, curtida, comentário ou compartilhamento) o usuário está demonstrando interesse no seu produto ou na sua marca.
Logo, é sua responsabilidade reforçar esse laço e estimular a interação, sem forçar a venda.
Aqui vão algumas dicas que podem ser bem úteis para aumentar o engajamento no seu perfil:
- responda todos os comentários em até 60 minutos, isso manterá a visibilidade do seu post;
- faça stories, afinal, as pessoas que assistem a eles são as que veem suas postagens com mais frequência;
- interaja naquelas postagens que marcaram sua loja e comente os posts de outros perfis;
- crie um grupo de “melhores amigos” com dicas exclusivas para quem compartilhar seu conteúdo;
- compartilhe o UGC (conteúdo gerado pelo usuário) sempre que alguém marcar o seu perfil em algum post;
- compartilhe nos status fotos de pessoas reais que marcaram sua loja enquanto usavam seu produto.
Caso seu perfil seja novo e você não tenha muitos seguidores, considere investir em alternativas de divulgar a marca, como postagens patrocinadas, parcerias com digital influencers ou divulgação em outros canais, como Facebook ou e-mail.
6 – Saiba como vender roupas pelo Instagram com uma loja virtual
O Instagram Shopping é um recurso de compras com inúmeras funcionalidades que facilitam a experiência do consumidor. Ele é considerado uma evolução para as marcas que realizam vendas na rede social.
Se você usar a lista de fornecedores de roupas de marcas famosas que recomendo aqui nesse post, suas vendas estarão garantidas, pois são peças de qualidade!
E funciona de maneira muito parecida com a marcação de pessoas, é usada uma etiqueta para exibir detalhes do produto, como preço, tamanho e link para compra.
Assim, você consegue realizar vendas diretamente no feed ou nos Stories do seu perfil. Existem algumas etapas que precisam ser realizadas antes de criar sua loja na rede social, para conferir quais são clique aqui.
7 – Invista em anúncios no Instagram
Considerando que o alcance das publicações orgânicas é limitado pelo algoritmo da rede social, investir em anúncios é crucial para expandir a sua marca e torná-la conhecida por mais usuários.
Com o Instagram Ads é possível anunciar posts patrocinados no formato de fotos, carrossel de imagens e vídeos. E, você deve pensar além das vendas, os anúncios são ótimos para ajudar a educar o público quanto aos produtos da marca.
Ao segmentar o público no Gerenciador de Anúncios, você consegue alcançar pessoas mais qualificadas que já demonstraram interesse em comum com os seus produtos, assim facilitando a conversão.
Outra opção são os anúncios geolocalizados, que usam a localização do usuário como critério de segmentação, assim facilitando para o consumidor encontrar fisicamente a sua loja e os seus produtos quando estiver passando por perto.
Esse tipo de campanha é ativada com base no GPS do usuário sempre que ele estiver dentro da área definida.
8 – Faça parcerias com Influenciadores Digitais
Os influenciadores digitais são peças importantes da tomada de decisão de compra das pessoas e fazem muito sucesso no Instagram – conforme mostramos na introdução.
De acordo com uma pesquisa da QualiBest, eles já são a segunda maior influência na tomada de decisão de compra, perdendo apenas para indicação de amigos, que alcançaram 57%.
Então, não deixe de investir em parcerias estratégicas para trabalhar o marketing de influência, ele é altamente recomendável para loja de roupas.
Quando falamos em influenciadores digitais, muitos pensam diretamente em grandes nomes do mercado como Camila Coelho e Thássia Naves (duas blogueiras de moda que possuem milhões de seguidores), mas sabemos que a realidade de muitas marcas não é essa.
Então, para dar força às suas estratégias, sendo uma loja pequena e com pouco orçamento, busque parcerias com microinfluenciadores. Esses perfis, ainda que menores, são muito importantes para falar com um público mais segmentado, regional e que possuam o perfil do seu cliente ideal.
Mas é importante que você escolha dos influenciadores certos para a sua marca. Neste momento, deixe o número de seguidores de lado e olhe para outros requisitos como taxa de engajamento, perfil dos seguidores e taxa de conversão.
O ideal é criar uma conexão com o digital influencer, para promover ações de qualidade – diga-se de passagem são muitas! Confira as principais:
- parcerias, fechadas via contrato, com publicações no feed e nos Stories;
- envio produtos para que o influenciador teste, experimente e divulgue para a sua rede;
- realização de sorteios ou concursos por parte do influenciador;
- participação em eventos e lançamentos exclusivos na loja.
O importante é que o profissional saiba conversar com o público e produzir conteúdo de qualidade para fazer com que esses consumidores possam conhecer melhor a loja.
Se você gostou de aprender como vender roupas pelo Instagram e quer continuar descobrindo mais estratégias digitais para alavancar o seu perfil no Instagram, veja também como aumentar o alcance na rede social com 7 dicas infalíveis.
Fonte: https://www.mlabs.com.br/blog/como-vender-roupas-pelo-instagram/