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Leads: o que são, como nutrir e qualificar?

Leads: o que são, como nutrir e qualificar?

Os leads são a porta de entrada para novas oportunidades em um negócio. A partir deles, é possível aumentar o número de vendas, clientes e se desenvolver no mercado com sustentabilidade.

No entanto, em contrapartida, conquistar leads é um dos maiores desafios compartilhados entre as empresas.

Por essa razão, a maioria das estratégias de marketing digital foca na geração de contatos que são capazes de se transformar em clientes fidelizados.

Toda estratégia de geração, nutrição e qualificação de leads exige muito cuidado e atenção. Além do mais, também preciso conhecer a fundo sobre o conceito do lead para elaborar estratégias mais eficientes.

Pensando nisso, nós elaboramos este post exclusivamente para se aprofundar no conceito do lead e esclarecer sobre como é possível nutrir e qualificá-los em seu negócio.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste conteúdo! Vamos lá?

O que são leads?

De forma geral, um lead é um potencial comprador que demonstrou interesse em consumir os produtos e serviços que sua empresa comercializa.

Ou seja, os leads são pessoas com chances maiores de receberem as soluções que sua empresa promete. Ele está ao alcance da empresa, independentemente do canal ao qual ele está conectado.

Para entendermos melhor, imagine, por exemplo, que você comercializa deck de madeira. Nessa situação, os leads provavelmente serão pessoas que sentem o desejo ou necessidade desse produto para solucionarem as suas necessidades.

Os leads normalmente fazem parte do funil de vendas, e são trabalhados pela equipe de marketing e vendas conjuntamente, visando o fechamento de vendas e a conversão em clientes.

Como nutrir e qualificar leads?

Independente do porte ou segmento, seja um comércio popular ou até mesmo negócios B2B (como no caso de empresas de manutenção de chiller), a nutrição e qualificação de leads são etapas essenciais e fazem parte do funil de vendas. Abaixo, veja com mas detalhes sobre cada uma delas:

Nutrição de leads

A nutrição de leads se trata de se relacionar, interagir e compartilhar conteúdos que visam estimular o lead a visualizar sua necessidade e criar interesse pelos produtos e serviços.

Quando um lead precisa de nutrição, ele é considerado como um IQL (information-Qualified Leads), pois ainda não possui informações o suficiente para continuar no funil.

Por essa razão, se sua empresa atua com adesivos para parede, por exemplo, a nutrição pode ser feita por meio do envio de e-mails, conteúdos, conversas interativas, entre outros meios.

Qualificação de leads

Após uma boa qualificação de leads, aqueles que demonstrarem interesse em comprar seu produto ou serviço se tornarão leads qualificados, ou MQL (Marketing-Qualified Leads).

Um MQL é uma pessoa interessada em seu produto, mas que, por alguma circunstância, ainda não está pronto para comprar.

Por isso, na maioria dos casos, as equipes de marketing ou vendas apostam em ações mais estratégicas para tornar esses leads em clientes, uma vez que eles estão mais próximos ao final do funil de vendas.

Agora que você já sabe o que são leads e como é possível nutrí-los e qualificá-los, o que acha de começar a sua estratégia agora mesmo e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

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Comentário ( 1 )

  1. Acredito que cada empresa deva fazer um trabalho de gerenciamento de leads, desde a gearação ao tratamento. É o que as empresas que comercializam Filme stretch fazem. Sempre buscando fazer com que um lead se torne um cliente.

    Outro exemplo é o comercio de Fita adesiva personalizada, em que o vendedor busca sempre estar em contato com os leads buscando fechar negócios.

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