CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Já ouviu falar em marketing rural?

Já ouviu falar em marketing rural?

04-001-marketing-rural

Segundo o Portal Educação, em artigo publicado este ano, o marketing rural pode ser definido como: “Todas as ações desenvolvidas com intuito de evidenciar os produtos e serviços agropecuários de forma positiva diante das empresas envolvidas nesse setor”. Basicamente, o marketing rural segue o preceito de entender e atender o mercado.

Figura 2- do site www.abmra.org.br

Figura 2- do site www.abmra.org.br

O crescimento do agronegócio no Brasil, assim como em todo mundo, tem impulsionado cada vez mais as empresas a usarem o marketing rural. Diante da escassa literatura sobre o número de empresas brasileiras que o utilizam, foi realizada uma filtragem no site da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMR&A). Os associados foram separados nas categorias indústria (empresas do setor do agronegócio que utilizam o marketing rural, totalizando 20) e serviços (negócios com foco em comunicação que auxiliam as empresas para utilizar o marketing de maneira adequada, totalizando 40).

Fatores que motivam a utilização: consolidar a marca e aumentar o valor das empresas e suas ações; aumentar os negócios; e vender mais.

Impactos no consumo: ser conhecido e reconhecido pelo mercado é essencial para se diferenciar de empresas concorrentes; os consumidores precisam conhecer as características e os benefícios do seu produto, o que aumenta as chances de venda; o preço é ajustado para a competitividade de mercado, o que atrai mais consumidores e permite melhor gestão financeira; a logística é adequada e o produto pode ser disponibilizado em locais estratégicos; a promoção do produto também é melhorada e busca atingir o público-alvo da empresa.

 

Logística dos produtos rurais.

Logística dos produtos rurais.

 

Benefícios para o agronegócio: permite uma correta precificação dos produtos e serviços; permite uma adequação do produto ao mercado e o conhecimento da concorrência; melhora a promoção dos produtos e serviços; identifica o posicionamento da empresa quanto à forma de venda, seja ela direta como cliente ou como fornecedor.

Como os consumidores veem os produtos de origem rural: Segundo dados da pesquisa encomendada pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), 81,3% da população dos centros urbanos consideram o agronegócio como uma atividade muito importante para o país. Além disso, a profissão e agricultor foi indicada como uma entre as cinco profissões vitais para a vida nos centros urbanos. Alguns fatores são considerados como influenciadores no consumo: segurança alimentar, higiene, qualidade e confiabilidade nos produtos.

Agronegócio no Brasil

Agronegócio no Brasil

Nota-se que o agronegócio é considerado como essencial para o país, porém grande parte da população desconhece suas características, o que pode refletir no consumo destes produtos. Portanto, o marketing rural torna-se cada vez mais uma estratégia de ampliação de mercados.

 

 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae