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Investir em marketing será mais do que essencial em 2022; confira tendências para o setor

Investir em marketing será mais do que essencial em 2022; confira tendências para o setor

A pandemia, sem dúvidas, mudou totalmente a forma de as pessoas se comunicarem; afinal, a internet tomou conta como a única forma de comunicação mundial e segura, ou seja, em que não era necessário ter contato humano e, consequentemente, correr o risco de contrair a COVID-19. Por conta disso, muitas marcas começaram a investir no marketing focado no mundo digital. Trata-se de um efeito desencadeado pela pandemia e que mudou as regras do marketing por tempo indeterminado; afinal, as mudanças no comportamento do consumidor já são concretas e devem ditar a adoção do digital por um longo período.

As pessoas passaram a se adaptar ao consumo online, por meio de aplicativos de delivery e sites de e-commerce, mas também por uma nova fonte a ser explorada pelo marketing: o das redes sociais, que hoje são fundamentais para a divulgação de uma marca. De acordo com a 20DASH, uma empresa de tecnologia voltada para o desenvolvimento de experiências para grandes marcas, algumas tendências estarão fortíssimas para 2022.

Tendências para o marketing em 2022

Com foco nas redes sociais, muitas marcas passaram a se especializar também na criação de conteúdo digital. Postagens no Instagram, Twitter, TikTok e em outras redes ajudam na captação de novos clientes, na aproximação com os que já são clientes e também a moldar a voz e o tom da marca diante do público. Uma das grandes tendências para 2022 (e que já vem sendo explorada em 2021) é o uso de conteúdo por vídeos – sobretudo, vídeos mais curtos, no estilo Reels (Instagram) e TikTok. O YouTube fica voltado para vídeos mais longos.

Outra tendência quentinha é o uso da experiência por voz e do relacionamento dos clientes com chatbots, ou seja, as assistentes virtuais, que estão cada vez menos robotizadas, ganhando um aspecto mais humano. Profissionais de diversas áreas ficam responsáveis por determinar a jornada do usuário – desde o primeiro contato com a marca até o pós-compra – para garantir a melhor experiência para o cliente.

Por último, o User Generated Content (UGC – “Conteúdo Gerado Pelo Usuário”) também é uma grande tendência do mercado digital. Para se ter uma noção, 82% das pessoas seguem recomendações de influenciadores digitais atualmente, preferindo-os no lugar de celebridades, de acordo com o Manifesto do Influencer Marketing. Ou seja, as pessoas estão buscando se conectar com outras iguais, com indivíduos comuns que dão um feedback de produtos e serviços. Muitas marcas têm investido em um “influencer interno”, que é um funcionário que ficará responsável por estabelecer essa relação com o público. 

E, para impulsionar os negócios da marca, sempre é bom contar com profissionais formados na faculdade de marketing e especializados no mundo do marketing digital.

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