Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Investir em comunicação corporativa é fundamental para os negócios; entenda

Investir em comunicação corporativa é fundamental para os negócios; entenda

Um dos grandes caracteres evolutivos da raça humana é a capacidade de comunicação. Não à toa temos desenvolvido essa capacidade desde a era das cavernas: do olhar à vocalização, somos pioneiros na maneira de nos comunicarmos uns com os outros. Mas, mesmo com mais de 350 mil anos de evolução, por que ainda temos dificuldade de transmitir informações com clareza?

É fato que a comunicação tem dois lados: o dito e o interpretado. A interpretação, por sua vez, é variável e individual, por vezes subjetiva, o que pode causar conflitos. E, se nas relações interpessoais isso já é um grande problema, nas empresas, essa rede de mal-entendidos, por outro lado, pode gerar uma série de atrasos e dificuldades.

A comunicação corporativa e a importância da clareza das informações

Uma empresa que não investe em uma comunicação em todos os seus ambientes está fadada ao conflito. Vai desde os pequenos aos maiores incidentes: uma equipe improdutiva, porque não compreende o que é demandado a ela, uma ação de marketing que não reflete os valores da corporação e um desvio financeiro, devido a mal-entendidos. 

Trabalhar a comunicação é algo essencial a todos os âmbitos da empresa – desde a liderança de pequenas equipes ao CEO da companhia. É por isso que cada vez mais os profissionais investem em comunicação corporativa, um termo que vem ganhando força no mercado de trabalho e é capaz de gerar uma série de benefícios aos negócios. 

A comunicação como sinônimo de aumento da produtividade

Quando uma equipe está bem sintonizada e informada, o trabalho flui muito melhor – e isso, consequentemente, também aumenta a produtividade. Para que isso aconteça, entretanto, é preciso que toda a comunicação seja repassada de forma clara e eficiente.

Um ponto que deve ser incentivado nos colaboradores para que isso aconteça é reforçar o repasse das atividades de forma respeitosa. Abrir espaços para perguntas e dúvidas também é uma boa maneira de evitar mal-entendidos, além de estreitar o relacionamento da equipe, que se sente mais segura e confiante para conversar abertamente sobre as tarefas demandadas.

O alinhamento de valores da empresa pela comunicação corporativa

Outro ponto que vale a pena ser ressaltado é que as corporações também podem (e devem) usar a comunicação a seu favor para repassar os valores da empresa, bem como comunicados importantes. É para isso que existe a comunicação corporativa – aqueles famosos e-mails enviados para todos os colaboradores, com datas de aniversários e informativos. 

Passar os pontos fortes da corporação também é uma ótima maneira de integrar os funcionários, mas é de suma importância que esse conteúdo seja realizado por profissionais de comunicação, formados no curso de relações públicas, jornalismo ou comunicação social, para que a informação seja clara e com um tom adequado.

You must login to add a comment.

Posts relacionados