CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Intercâmbio e Intercooperação entre Cooperativas de Crédito de MPEs

Intercâmbio e Intercooperação entre Cooperativas de Crédito de MPEs

Conforme reza a doutrina cooperativista, o sexto principio do cooperativismo é a “Intercooperação: As cooperativas servem de forma mais eficaz aos seus membros e dão mais força ao movimento cooperativo, trabalhando em conjunto, através das estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais” (fonte: site OCB). Esse tipo de ação promove a troca de informações e de conhecimentos, estreitando laços profissionais e até mesmo de amizade entre os entes destas sociedades.


Aconteceu, nos dias 27 e 28/07/2009 em Maringá/PR um encontro técnico entre cooperativas de crédito de micro e pequenos empresários e empreendedores pertencentes ao Sistema SICOOB do Paraná e de Minas Gerais, organizado pela UASF do SEBRAE com o apoio da Central de Cooperativas de Crédito do Paraná – SICOOB Central Paraná.

Representantes de 4 cooperativas de credito e a Central ligadas ao SICOOB Paraná e mais 4 ligadas ao SICOOB em Minas Gerais estiveram presentes no encontro técnico. Debatemos de forma bastante proveitosa diversas questões inerentes ao negócio das cooperativas, principalmente relacionados a forma de atendimento às MPEs, principais números que compõe a carteira de credito e de depósitos, estratégias de crescimento e ações para alcançá-las, representatividade das MPEs no quadro social, formas de captação de recursos para “funding” dentre outros ricos temas.


Todos os presentes aprovaram a iniciativa e manifestaram o interesse em continuar praticando o 6º princípio. Ficou então a sugestão de um próximo encontro em Minas Gerais ainda em 2009 e outros mais para 2010, extensivo a outros estados que queiram apreender e compartilhar com essas experiências.

Registro ainda a calorosa acolhida que recebemos dos hospitaleiros paranaenses na belíssima cidade de Maringá. Então até a próxima!!

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae