CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Instituições financeiras investem em capacitação de agentes de crédito

Instituições financeiras investem em capacitação de agentes de crédito

Melhorias no atendimento e orientação financeira são temas discutidos durante evento em Brasília
Por Juliana Dantas
Rodrigo Nogueira apresenta atuação do BB
no microcrédito produtivo

Especial para o blog PNF

O Banco do Brasil vem investindo em capacitação de seus funcionários para oferecer orientação financeira aos tomadores de microcrédito. Até outubro, foram treinadas mais de 4.000 pessoas para o atendimento. Foi o que revelou Rodrigo Nogueira, gerente-geral de desenvolvimento sustentável do BB, no último dia do Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira, que aconteceu de 21 a 23 de novembro em Brasília.

O assunto foi amplamente discutido durante o evento, onde economistas, diretores de associações e especialistas alertaram quanto à necessidade de capacitar os agentes financeiros para orientar os tomadores de microcrédito, especialmente os Empreendedores Individuais (EI) e pequenos empresários.

Para mostrar as iniciativas do BB com relação ao tema, Rodrigo Nogueira apresentou a atuação no Microcrédito Produtivo Orientado (MPO). O banco utiliza uma metodologia que inclui fases de levantamento socioeconômico, avaliação de atividade, orientação do planejamento do negócio, análise da capacidade de endividamento e o acompanhamento da operação.

A metodologia passou a ser aplicada pela instituição no final de setembro. “Além disso, nossos funcionários que atuam como agentes de crédito apresentam uma cartilha para orientar as pessoas”, comentou.

Resultados

Em outubro foram concedidas às Pessoas Jurídicas o valor de R$ 24 milhões em recursos, efetivando 3.516 operações financeiras. Essa linha de crédito é voltada para microempreendedores informais, empreendedores individuais e microempresas com faturamento bruto anual de até R$ 120 mil. De acordo com o gerente-geral, a capacitação dos funcionários contribuiu para este resultado.

Rodrigo Nogueira disse ainda que o perfil das empresas que participaram dessas operações é formado principalmente pelos setores de comércio de confecções, salão de beleza, minimercados e lanchonetes.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae