O futebol é um dos esportes mais populares do Mundo. Não há dúvidas de que toda a emoção que gira em torno de assistir a um lance de craques e de comemorar gols arrebata multidões e se reflete em oportunidades de negócios. Afinal, são mais de 111 milhões de torcedores acima de 16 anos (DafaFolha 2012).
O público infantil é tão arrebatado pelo esporte quanto o adulto. A paixão pelo futebol reflete, por exemplo, no mercado gráfico quando adultos e crianças colecionam figurinhas. Um das evidências disso é que em 2010 o Brasil foi o País que mais arrecadou com o álbum de figurinhas da Copa do Mundo, com cerca de 3 milhões de colecionadores.
Muitas meninas também tiveram o interesse pelo esporte despertado desde que profissionais como Marta Vieira da Silva, jogadora da seleção brasileira de futebol feminino, despontaram entre as melhores do mundo. Marta foi eleita pela FIFA por 5 anos consecutivos a melhor jogadora do mundo, tendo também ganhando a Bola de Ouro e a Chuteira de Ouro (prêmios relacionados ao futebol). Depois de seu primeiro prêmio, o percentual de procura pelas escolas de futebol por meninas cresceu em torno de 27%, o que é considerado um enorme avanço, podendo ser percebido a partir do ano de 2007 em várias regiões do Brasil.
Claro que não é só o futebol que tem a prerrogativa de estimular a prática esportiva aquecendo o mercado. Inúmeras outras atividades também o fazem e, além disso, há famílias que apostam no aprendizado dos filhos por acreditarem que o compromisso com um esporte os tornará mais saudáveis e maduros frente aos desafios da vida.
Oportunidades no campo
As oportunidades para empreendedores estão, por exemplo, na prestação de serviços em ambientes já estabelecidos e na construção e gestão de espaços esportivos. Nas cidades onde os espaços públicos para lazer são mais escassos, a diversificação de serviços pode incluir uma agenda bastante dinâmica e criativa para alcançar público potencial entre crianças, jovens e adultos.
Há oportunidades também para empreender com escolas de futebol que buscam ensinar técnicas de futebol e proporcionar condicionamento físico às crianças e aos adolescentes dentro do sistema de franquias. Uma delas é a Associação Atlética Ponte Petra que foi o primeiro time brasileiro a obter o selo da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Mas antes de optar por investir em uma franquia, a principal recomendação é procurar informações sobre todos os aspectos que dizem respeito à marca escolhida. Cuidadosamente informado, o futuro franqueado terá maiores possibilidades de acertar na escolha e obter um bom desempenho.
Obtenha mais informações sobre franquias no Sebrae Franquias.