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Inovação: fator determinante para o sucesso do negócio

MPEs do setor de alimentos apresentam seus produtos inovadores na Expofood

Assim como os empreendimentos de grande porte, as micro e pequenas empresas (MPE) devem investir em inovação a fim de gerar novos negócios. É fundamental inovar em produtos para que qualquer empresa abocanhe uma fatia maior de mercado.

Quem visitou a Expofood, realizada no último mês no Rio de Janeiro, e passou pelo espaço Comércio Brasil, do Sebrae, pode ver produtos inovadores com ótimas chances de entrarem ou se consolidarem no mercado consumidor brasileiro, como o pirarucú defumado, o patê de palmito e o açaí pronto para máquina de frozen. As MPEs demonstraram que é possível inovar e lançar produtos novos, interessantes e com grande potencial de mercado.

O estado do Amazonas possui regionalidades bem marcantes, características estas que são fáceis de ser reconhecidas nos produtos. Por exemplo, a empresa amazonense Lauschner Defumados da Amazônia levou para a Expofood o hambúrguer de Peixe da Amazônia e o Pirarucú Defumado. O empreendimento Prönatus do Amazonas demonstrou os benefícios da sua linha de biocosméticos feita com matéria-prima da região. Estes são, apenas, alguns exemplos de inovações feitas por MPE aproveitando características regionais. Isso comprova o potencial das MPE de inovar em produtos aproveitando a biodiversidade brasileira.

Açaí de balde

O Pará é o maior produtor de açaí do mundo, produto de fundamental importância para a economia do estado. Tanta importância fez com que os empreendedores paraenses utilizassem a fruta para produzir uma grande variedade de produtos: suco, barra, geleia, doce e açaí na tigela etc.. Esta diversidade faz com que o açaí tenha grande potencial de expansão de mercados, pois no Brasil e no mundo o produto pode ser consumido de muitas maneiras, atingindo clientes com diferentes gostos.

Duas MPEs do Pará demonstraram, na Expofood, produtos inovadores feitos a partir do açaí. A Frutalí é a primeira empresa a produzir o Balde Açaí Soft, produto pronto para máquina de frozen e máquina italianinha. A Feito por Nós produz a Pasta de Açaí com Castanha do Pará e Guaraná Balde de 1kg, destaque por provocar uma mudança no modo de preparar o açaí para o consumo: único no mercado que dura mais e, devido a sua consistência, não há a necessidade de congelar, sendo muito mais prático.

 

Chás orgânicos, queijos e patês

Os negócios sergipanos também se mostraram inovadores na Expofood. A empresa Namastê apresentou seus chás orgânicos, como o Soneto para Sonhar e o Soneto para Ninar. O produto é inovador devido ao seu processo de produção biodinâmica (modelo antroposófico), no qual o homem, a terra e os animais são considerados uma unidade chamada organismo agrícola. O resultado é um alimento completo, muito saudável, cuidadosamente pensado e feito “desde o plantio até a confecção das embalagens”.

Outros estados também merecem destaque pelos produtos inovadores que suas MPEs apresentaram na Expofood. A empresa Queijos Dom Afonso, do Ceará, produz queijos crocantes, que têm esta consistência porque são torrados, e por isso não ficam na geladeira e duram mais tempo. Os queijos são vendidos em pequenas embalagens.

De Santa Catarina, destaca-se o patê à base de palmito, da empresa Natu Palm, e também ostras, mexilhões e mariscos vendidos em caixas e embalagens de diversas empresas (normalmente só se encontram estes produtos em mercados públicos e em restaurantes).

 

Do Amapá, a novidade é o óleo de Castanha do Brasil, da Comaja. Já o Rio de Janeiro expôs cachaças de diversos produtores, com inovações desde o modo de produção (produto descansado em diferentes tipos de barris) até novos tipos de cachaça (cachaça com sabor de licor de laranja).

Você inova?

Todos os produtos descritos fazem bastante sucesso e a sua exposição na feira ajudou muito a alavancar novos negócios. Estas MPEs que participaram da Expofood servem como inspirações para empreendimentos explorarem o potencial de sua região e lançarem produtos inovadores no mercado.

Finalizo este post com uma pergunta e um pensamento:

Você, micro ou pequeno empresário, está buscando inovar e lançar novos produtos?

“A inovação é a ferramenta mais forte para o sucesso de uma organização.”, Jardel Melo, pensador e autor de artigos sobre administração e negócios.

….

Edição: Fernanda Peregrino, da F&C Consultoria

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