Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Inflação x pequenas indústrias: saiba como diminuir custos

Inflação x pequenas indústrias: saiba como diminuir custos

Inflação x pequenas indústrias: parece até que são dois times rivais, não é mesmo?

E, de certa forma são mesmo, pois a inflação atinge todo o mercado produtivo além, claro, da população varejista, mas as pequenas indústrias sofrem muito mais com o aumento dessa taxa que não para de subir.

Diminuição de custos é quase uma regra para quem busca ter lucro em suas indústrias, sobretudo as pequenas, por isso vamos ajudar quem tem um negócio no setor secundário brasileiro a reduzir os gastos que impedem o crescimento industrial brasileiro.

Inflação x pequenas indústrias: o que é isso?

Antes de mais nada devemos entender o que significa inflação x pequenas indústrias e porque essa disputa é tão relevante no cenário brasileiro atual.

Primeiramente, devemos saber que a inflação é o aumento generalizado no preço dos bens e serviços comercializados em um país.

No caso do Brasil, esses valores estão cada vez mais altos, seja por causa da pandemia do coronavírus, seja por políticas econômicas que afetam diretamente nos preços dos produtos.

Sabendo disso, fica claro que na questão inflação x pequenas indústrias, a taxa costuma ganhar essa disputa e forçar as pequenas empresas a se adaptarem.

Estas, por sua vez, devem usar estratégias que visem a diminuição dos custos enquanto os preços de toda a matéria-prima sobem.

Maneiras de reduzir custos em pequenas indústrias


Para virar o jogo da inflação x pequenas indústrias, essas empresas devem adotar métodos eficazes que garantam a economia de gastos aos cofres da indústria.

Abaixo, citamos alguns exemplos:

Busca por novos fornecedores

Quem não sabe como pender para o lado da sua fábrica a disputa inflação x pequenas indústrias, deve entender que isso começa com uma busca por fornecedores que ofereçam os mesmos produtos a um custo menor.

Pois, em tempos de alta da inflação, os preços sobem mesmo que os insumos sejam os mesmos, por isso, buscar empresas que ofereçam a mesma qualidade a um custo reduzido é uma regra de sobrevivência no mercado.

Na prática:

Uma indústria da área metalúrgica, como uma caldeiraria, por exemplo, poderia procurar fornecedores que entreguem os metais a um preço mais reduzido em cidades que possuem fontes dessa matéria-prima para reduzir os custos da falta de oferta de insumos.

Investimento em logística especializada

Outra maneira de vencer a disputa de inflação x pequenas indústrias, diz respeito à logística das empresas. Mas, o que a logística tem a ver com a inflação alta?

Tudo, pois, como o preço de todos os bens de consumo sobem em tempos de crise, como a que estamos presenciando com a pandemia do coronavírus, os combustíveis são um dos principais produtos que aumentam a taxa.

Por isso, as empresas devem investir em logística especializada para diminuir os custos operacionais da indústria.

Na prática:

Uma indústria que trabalha com entregas de produtos ao consumidor final diretamente pode investir em veículos mais econômicos, por exemplo.

Além disso, essas pequenas indústrias devem ter capital de giro para montarem uma pequena frota de caminhões que busquem matéria-prima diretamente com os fornecedores ao invés de pagar altos valores de fretes terceirizados.

Economia de gastos fixos

Outra maneira de ganhar o jogo da inflação é economizar em custo fixo que uma pequena indústria possui, ou seja, gastos que não tem como deixar de ter, mas que pode ser reduzido.

Toda empresa, seja qual for o porte dela, precisa de internet, combustível, água, energia elétrica, entre outros serviços que ela precisa pagar mensalmente para manter sua operação.

Por isso, buscar possibilidades de diminuição desses custos que também sobem muito com a alta da inflação, é uma necessidade cada vez mais frequente.

Na prática:

Uma pequena indústria possui custos operacionais menores que as grandes fábricas produtivas, mas esses valores acabam afetando o orçamento dessas empresas.

Por isso, o empresário que quiser ganhar a disputa da inflação, deve reduzir gastos com consumo de água e energia, por meio de políticas internas que incentivem os funcionários a economizar.

Além disso, as pequenas indústrias devem negociar pacotes de internet com empresas concorrentes que ofereçam a mesma qualidade por um preço menor e buscar veículos que economizem mais combustível diariamente.

Inflação x pequenas indústrias: como será o futuro dessa questão?

Uma coisa é certa: crises voltarão a acontecer no futuro. Por isso, devemos estar preparados para as baixas e altas da inflação nesses momentos.

Em momentos em que os preços caem, devemos aumentar nossos estoques, assinar contratos de longo prazo com fornecedores e aumentar o quadro de funcionários.

Quando os valores elevam e a inflação vai às alturas, devemos ser cautelosos na hora de contratar e buscar sempre melhores opções para redução de custos, como as que citamos aqui, por exemplo.

A lição que fica sobre inflação x pequenas indústrias é que uma depende da outra, já que os preços aumentam porque a indústria gasta mais para produzir elevando a taxa.

You must login to add a comment.

Posts relacionados