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Indústria do entretenimento adulto supera sites como CNN, Netflix e outros

Indústria do entretenimento adulto supera sites como CNN, Netflix e outros

Alguns segmentos de mercado são marcados por polêmicas e geram controvérsias das mais diversas, como o caso das indústrias do tabaco e de bebidas alcoólicas.  Com a indústria pornográfica não é diferente, apesar de todo o tabu envolvido, alguns dados sobre esse mercado gigante são impressionantes.

A indústria pornográfica fatura mais que a Major League Baseball, a NFL e a NBA juntas, 1 novo filme adulto é lançado a cada 39 minutos; MindGeek, dona da Pornhub, Brazzers e YouPorn e RealityKings está no Top 3 das empresas com maior consumo de banda no mundo, sendo as outras duas Google e Netflix; XVideos é maior que CNN, Dropbox e New York Times juntos; Pornhub tem mais acessos mensais do que Netflix, Amazon e Twitter juntos e a cada segundo são gastos 3 mil dólares neste tipo de conteúdo.

A cada dia, milhões de pessoas estão ficando logadas por mais tempo (e em maior número) a esse tipo de produção audiovisual do que em sites do ramo convencional em notícias, esportes, entretenimento para família, entre outros.

É uma verdadeira revolução em termos de consumo do que é produzido e veiculado na rede mundial da internet. 

Pesquisa analisou as demandas por conteúdo adulto

Uma pesquisa feita no Brasil, a pedido de um canal do segmento adulto, detalha o perfil desse público; o volume desse consumo; preferências do tipo de produção e muito mais. São dados que escancaram o que antes ficava às escondidas. 

Não é de hoje que o consumo de conteúdo adulto é um dos principais focos da interação indivíduo e internet. A gama de possibilidades que a internet traz em vídeo, áudio, interação, acesso a diversos conteúdos e, um certo anonimato que ela concede ao usuário, fez com que esses sites dominassem o mercado em comparação a outros bem distantes da linha erótico.

A pesquisa foi realizada a partir de 1130 entrevistas por telefone em cinco regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Curitiba. A partir desse contato com homens e mulheres, integrantes de classes sociais da A até C, com todos maiores de 18 anos. O que permitiu ao canal Sexy Hot planejar conteúdos e determinar estratégias futuras para seus produtos. 

Infográfico revela números da indústria 

Infográfico dados da indústria do entretenimento adultoCréditos infográfico: Porno Brasil

O infográfico acima detalha 11 aspectos do comportamento dos indivíduos em relação ao consumo de pornografia. Mais do que a lucratividade que essa indústria gera, também há a confirmação da mudança de hábitos, tais como o acesso à conteúdo desta natureza em pleno ambiente de trabalho.

Isso demonstra que mais do que ter uma forte preponderância em pesquisas em buscadores; domínios de sites e gastos financeiros com conteúdo erótico, este segmento já altera a própria relação na sociedade dos indivíduos para com o assunto. 

Império que enfrenta gigantes da internet

Sites como Reality Kings, Brazzers e Pornhub são alguns dos principais espaços para divulgação de pornografia no mundo, com   consumo de banda superior a impérios como a Netflix. 

Plataformas de produção e divulgação de conteúdo em vídeo on demand como o Xvideos, ultrapassa a passos largos o que é gasto em tempo e dinheiro com Netflix e Amazon, por exemplo. Da reprodução de conteúdos “clássicos”, como filmes de anos 70, 80 e 90, por exemplo, a canais pessoas de atores e atrizes dos mais diversos países, o Xvideos reestruturou a indústria, retirando muito da importância do processo tradicional de filmes feitos de forma convencional. 

Já outra plataforma que também aumentou sua importância neste mercado é a do site OnlyFans. O propósito desse serviço de conteúdo é possibilitar que o usuário pague para ter acesso a conteúdos exclusivos de atores, atrizes e modelos, demais personalidades. O conteúdo é diverso, mas o que predomina em termos de produção é a que está vinculada ao entretenimento adulto.

Ou seja, a indústria do entretenimento adulto aproveitou inúmeras brechas e facilidades do uso pessoal da internet para remodelar suas produções audiovisuais. O que antes demandava determinada quantia de recursos para um filme; gastos com equipamentos e equipe, além de um período de tempo para ser produzido, hoje é praticamente feito de forma instantânea. Afinal, com um simples aparelho celular já se pode produzir material para um canal desse tipo.

Isso resulta numa fabricação sem precedentes em conteúdo e consumo de pornografia pela internet, afinal, esse tipo de conteúdo sempre esteve próximo, mas hoje praticamente faz parte do dia a dia de qualquer pessoa. 

Aumento do consumo na Pandemia

As restrições impostas pela pandemia do novo Coronavírus fizeram com que mais pessoas tivessem que ficar em casa. A prática do chamado home office alterou a rotina de muitas pessoas. E mais do que redimensionar o formato das relações de trabalho, também trouxe uma série de comportamentos, como o de aumentar o consumo de pornografia na internet.

Um relatório feito com dados anônimos indicou o crescimento do consumo de conteúdo adulto já no primeiro ano da pandemia. Quando as pessoas ficaram, de forma brusca em suas residências. 

Conforme a empresa norte-americana Netskope Security Cloud, apenas no primeiro semestre de 2020, houve um incremento de 600% no acesso à pornografia na rede mundial. Indo na mesma linha de aumento no consumo, o Brasil conforme reportagem do G1, de 23 de março de 2020, ou seja, bem quando iniciaram as restrições de locomoção de pessoas nas cidades brasileiras, também apresentou esse aumento no consumo deste tipo de material.

Na reportagem, informações davam conta que o site do canal Sexy Hot havia aumentado em 31% entre os dias 14 e 19 de março daquele ano. Isso em comparação com os acessos de 7 a 12 daquele mesmo mês.

E esse aumento era justificado pelas empresas do ramo e serviços de análise de dados de que os indivíduos ao transporem o trabalho para dentro de suas casas, ou a permanência dos mesmos por mais tempo em seus lares, fez com que se buscasse a pornografia como elemento de entretenimento, por exemplo. 

Sites estão entre os 10 mais visitados no mundo

Esse poder de atrair acessos a conteúdo pornográfico faz com que gigantes do segmento estejam entre os 10 sites mais visitados no mundo.

Em uma lista com impérios da internet como Google, YouTube, Facebook, Wikipedia, o XVideos está em 8º com 3,7 bilhões de acessos no mês de julho de 2021. Já o seu concorrente, o PornHub está em 10º, com 3,6 bilhões de acessos no mesmo período, conforme dados divulgados pela Statista.

Juliana Torres

Juliana Torres

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Jornalista apaixonada por temas como empreendedorismo, negócios e carreira.

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