CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Indústria 4.0: O que é e como aplicar em seu negócio

Indústria 4.0: O que é e como aplicar em seu negócio

Você já ouviu falar na indústria 4.0? Se sua resposta foi não, saiba que, desde 2011, quando foi utilizada durante a feira de Hanover, esse termo se tornou cada vez mais popular entre as empresas.

Ou seja, os negócios que não tiverem conhecimento das novas tecnologias da indústria 4.0 podem sofrer grandes desvantagens competitivas!

Mas não se preocupe. Neste post, iremos explicar todos os detalhes da indústria 4.0 que você precisa saber.

Em suma, ela é a continuação do processo que começou desde Primeira Revolução Industrial, e até hoje, implementa novas tecnologias para melhorar a qualidade de vida das pessoas e otimizar os processos das empresas.

Mas ao contrário do que muitos pensam, os processos das revoluções industriais ainda não chegaram ao seu nível máximo.

Ou seja, se hoje em dia, para fabricar produtos como tela de proteção para sacada, entre outros, já é possível ter uma alta produtividade, qualidade e rapidez nos processos, imagina daqui a alguns anos?

E a indústria 4.0 é o reflexo de todas as inovações industriais que surgiram nos dias atuais. Se interessou no assunto? Então venha entender mais sobre a indústria 4.0 em nosso post! Vamos lá?

O que é a indústria 4.0?

Para explicarmos o que é a indústria 4.0, imagine que você tenha uma fábrica de ensaios não destrutivos:

Essa fábrica não é apenas automatizada, mas todas as suas máquinas e equipamentos estão conectadas digitalmente dentro de um único sistema.

Além disso, essa fábrica também é capaz de monitorar todos os processos internos em tempo real e tomar decisões efetivas sem a necessidade de intervenção humana. Basicamente, isso é a indústria 4.0.

 

Ou seja, ela engloba as principais automações e tecnologias atuais aplicadas à manufatura. Entre essas inovações, podemos citar o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA), Big Data Analytics, Internet das Coisas e computação em nuvem.

A indústria 4.0 é considerada a Quarta Revolução Mundial, pois se trata da continuação de novas tecnologias industriais.

Essa revolução industrial tem como proposta conectar máquinas e equipamentos à internet, além de otimizar o gerenciamento de grandes informações e automatizar os processos.

Como aplicar a Indústria 4.0 em seu negócio?

Para aplicar a indústria 4.0 em seu negócio, é necessário investir nos avanços tecnológicos dessa revolução, que por sua vez, são suas diretrizes. Veja abaixo sobre cada uma delas:

  • Internet das Coisas: a ideia é conectar máquinas e aparelhos à internet. Muitas máquinas, ferramentas e dispositivos, já possuem conexão e integração online por meio de sensores.
  • Big Data: O Big Data é um sistema com a capacidade de registrar, armazenar e gerenciar uma grande quantidade de dados e informações. Se você tem uma empresa de compressor de parafuso, por exemplo, é possível coletar e armazenar dados sobre diversos aspectos relevantes para o negócio.
  • Inteligência Artificial: A inteligência artificial desenvolve dispositivos que são capazes de realizar uma série de tarefas operacionais, sem a necessidade de intervenção humana.
  • Computação em nuvem: na computação em nuvem, os sistemas são interligados pela internet, de modo que possam ser compartilhados em qualquer lugar e qualquer hora.

Agora que você já sabe tudo sobre a indústria 4.0, o que acha de investir em uma dessas tecnologias citadas e antecipar as tendências inovadoras do futuro? Gostou do nosso post? Conta pra gente!

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Business ManagerEspecialista