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Inbound Marketing x Marketing Digital: Entenda a diferença

Inbound Marketing x Marketing Digital: Entenda a diferença

O mundo do marketing está repleto de termos que podem ser confusos para entender.

Marketing digital, inbound marketing, marketing de conteúdo, otimização de mecanismos de pesquisa, marketing de rede social – a lista continua!

Todos meio que significam a mesma coisa, certo? Não, cada tipo de marketing tem a sua função e exerce um papel quando se trata de fazer uma campanha.

Neste artigo, veremos as diferenças entre inbound marketing x marketing digital. Vamos lá!

O que é Marketing Digital?

O marketing digital é um termo amplo que inclui uma variedade de táticas de marketing que são realizadas por meio de mídias digitais.

Um princípio fundamental para qualquer tipo de estratégia de marketing é se conectar com seu público, certo? É muito mais uma situação do tipo “lugar certo, hora certa”.

No mundo digital de hoje, as pessoas passam cada vez mais tempo conectadas à internet. Na verdade, os dispositivos inteligentes significam que estamos basicamente conectados o tempo todo.

Portanto, para as empresas alcançarem seu público onde já estão gastando muito tempo, elas precisam levar suas campanhas de marketing para o digital.

O marketing digital inclui tudo, desde campanhas de rede social até otimização de mecanismos de pesquisa e landing pages.

Todos esses são exemplos de técnicas de marketing digital, mas por si só não implicam em nenhum tipo de estratégia.

Dessa forma, o marketing digital pode ser pensado como todas as ferramentas que você pode usar para aumentar sua visibilidade online.

O que é Inbound Marketing?

Onde o marketing digital é um termo abrangente que inclui uma variedade de táticas de marketing de entrada e saída realizadas por meio de dispositivos digitais, o inbound marketing é uma metodologia.

Então, qual é a metodologia de entrada?

Criado pela Hubspot em 2005, o termo inbound marketing trata do crescimento de seus negócios cultivando relacionamentos duradouros com os clientes.

Trata-se de gerar leads de alta qualidade e nutri-los por meio do funil de inbound marketing. Fundamentalmente, trata-se de atrair, engajar e encantar os clientes com uma experiência personalizada para eles.

Os profissionais de marketing e as redes sociais para empresas de entrada se concentram na implementação de uma estratégia coesa de longo prazo que impulsiona o crescimento convertendo leads organicamente, compartilhando conteúdo valioso e fornecendo uma experiência personalizada ao cliente.

O inbound marketing é a principal abordagem de marketing para 74% dos profissionais de marketing em todo o mundo.

Por quê? Porque, quando se trata de geração de leads, é 10 vezes mais eficaz do que as táticas de outbound marketing.

Principais diferenças

As táticas digitais do outbound marketing se concentram em fazer com que uma mensagem seja vista pelo maior número possível de pessoas, querendo ou não.

Por exemplo, um banner promovendo um produto ou serviço no topo de uma página da web pode alcançar muitas pessoas, mas essas pessoas não necessariamente querem vê-lo!

Como alternativa, os profissionais de marketing que usam táticas de marketing digital de entrada se preocupam mais em criar conteúdo valioso, relevante e personalizado para seus espectadores.

Um exemplo de tática de inbound marketing digital é um blog. Um dos tipos de conteúdo mais populares usados pelos profissionais de marketing, os blogs da empresa são uma ótima maneira de agregar valor e interagir com seu público.

Então, qual é a maneira mais fácil de entender a diferença entre marketing digital e inbound?

O marketing digital é um termo abrangente que descreve todos os tipos de táticas de marketing online, sejam elas de saída ou de entrada.

O inbound marketing é uma metodologia que utiliza ferramentas e ativos de marketing digital para atrair, engajar e encantar prospects e clientes.

Inbound x marketing tradicional: como eles se comparam?

Você pode estar se perguntando como a metodologia de inbound é diferente daquela do marketing tradicional.

Afinal, ambos não estão focados em fazer vendas? Claro, isso faz parte, mas é muito mais complicado do que isso.

O que vem à mente quando você pensa em marketing tradicional? Outdoors? Anúncios em revistas? Anúncios de televisão interrompendo seu programa de TV favorito?

O marketing tradicional visa alcançar o maior número de clientes para despertar seu interesse, no entanto, não é confiável e as pessoas não se importam muito com isso hoje em dia.

As empresas que adotam a metodologia de entrada tentarão converter os clientes organicamente e nutrir leads e relacionamentos com os clientes com conteúdo relevante que atenda às necessidades, desejos e problemas de seu público-alvo.

Uma estratégia de inbound ocorre online, o que significa que há muitas maneiras pelas quais as marcas podem alcançar seu público, incluindo email marketing, mecanismos de pesquisa e redes sociais.

Uma maneira fácil de pensar sobre isso é que o marketing tradicional é focado na empresa, enquanto o inbound marketing é focado no cliente.

Já falamos sobre o que é o inbound marketing, agora você está ansioso para ver alguma prova de como ele pode expandir seus negócios, não é? Veja abaixo estatísticas que comprovam como essa metodologia é eficiente:

Estatísticas sobre Inbound marketing

Às vezes é melhor deixar os números falarem. As estatísticas a seguir mostram o impacto que a adoção de uma metodologia de entrada pode ter em suas estratégias de marketing, retenção de clientes e crescimento dos negócios.

  • 70% dos profissionais de marketing estão investindo ativamente em marketing de conteúdo. (HubSpot)
  • Para as empresas de tecnologia, a adoção de Marketing de Conteúdo gera 13x mais visitas e 5x mais leads. (Martech)
  • No Brasil, 93% dos profissionais de marketing acreditam que marketing para dispositivos móveis é essencial para seu negócio. (Salesforce)
  • 75% das empresas que aplicam inbound marketing acreditam que suas estratégias são eficazes. (Hubspot)

Essas estatísticas demonstram como o inbound marketing é eficiente em uma estratégia de marketing digital.

Inúmeras empresas podem atestar o fato de que as práticas de inbound as ajudaram a gerar leads, aumentar as vendas e reduzir a rotatividade de clientes. Basicamente, tudo se resume ao fato de que o inbound marketing funciona.

O que envolve uma estratégia de Inbound Marketing?

Podemos dividir o inbound marketing em três seções para as quais as estratégias podem trabalhar.

  1. Atrair

As estratégias de inbound que atraem clientes focam na criação de conteúdo.

O conteúdo é fundamental para sua estratégia de inbound. Criar e distribuir um ótimo conteúdo é como você pode alcançar seu público e se destacar de seus concorrentes.

A coisa mais importante a lembrar ao desenvolver sua estratégia de marketing de conteúdo é que todo o conteúdo que você compartilha deve ser valioso e relevante.

Lembre-se, antes mesmo de começar a pensar em colocar o conteúdo em prática, você precisará criar suas personas de comprador.

Isso ajudará você a entender o que seu público achará valioso e a decidir em quais canais digitais você deve se concentrar.

Alguns tipos comuns de conteúdo incluem:

  • Postagens e artigos do blog
  • Atualizações nas redes sociais
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Infográficos
  • Documentos técnicos, listas de verificação, e-books

Por exemplo, você pode escrever uma postagem no blog sobre como usar seu produto ou serviço, ou criar ou criar um guia completo sobre as tendências do setor.

No entanto, lembre-se de que seu conteúdo pode ser o melhor e mais bem escrito do mundo, mas isso não significa que você certamente atrairá leads.

Você deve garantir que seu conteúdo seja apoiado por uma estratégia de SEO robusta para garantir que você esteja segmentando palavras-chave específicas que se alinham às pesquisas do seu público para garantir que você alcance o público certo.

  1. Envolver

Você atraiu seu público com ótimo conteúdo, agora é a hora de envolvê-los e garantir que eles permaneçam por perto!

As estratégias de engajamento giram em torno do compartilhamento do valor que sua empresa pode fornecer ao lead ou cliente.

As estratégias de engajamento podem incluir como sua equipe de marketing e vendas lida com as chamadas de vendas recebidas, como você interage com seu público nas redes sociais ou como os representantes de atendimento ao cliente lidam com solicitações de suporte.

Trata-se de garantir que tudo o que você faz forneça valor para o cliente e leve o engajamento para o próximo nível por meio de conversas e interações que cultivem relacionamentos.

  1. Encantar

As estratégias de entrada focadas em encantar garantem que os clientes permaneçam satisfeitos, engajados e apoiados durante toda a jornada do cliente e após a compra.

Nesta fase, você precisará se concentrar no desenvolvimento de estratégias e na incorporação de ferramentas para lidar com as solicitações de seus clientes.

Chatbots, pesquisas e formulários de feedback podem ajudar, apoiar e coletar feedback dos clientes.

Você também pode criar campanhas de marketing por e-mail ou newsletters para compartilhar conteúdo personalizado com clientes existentes para fazê-los se sentirem valorizados e garantir que você permaneça no radar deles.

Usar as mídias sociais é um aspecto crucial para encantar os clientes. Hoje, a rede social é uma ferramenta inestimável para as empresas.

Ela oferece aos clientes uma maneira fácil de compartilhar feedback, fazer perguntas ou comentar sobre a experiência deles com sua empresa.

O gerenciamento de redes sociais é a solução mais eficaz para um inbound marketing sucesso nessas plataformas.

Venha conhecer mais sobre esse serviço visitando o site da Agência de Marketing Digital.

Quando você faz cada uma dessas coisas – atrair, envolver e encantar – é mais provável que seus clientes confiem em sua boa experiência com sua marca e estejam dispostos a passar por isso novamente.

O Inbound Marketing vai além do marketing digital

A metodologia de inbound vai além do marketing digital e de conteúdo. Trata-se de combinar componentes essenciais para fornecer informações úteis e gerar leads qualificados.

Trata-se de garantir que seu público esteja engajado e satisfeito com o conteúdo baseado em persona em todas as etapas da jornada do cliente. Acima de tudo, trata-se de valor.

Encontrar sucesso com o inbound marketing exige que você mude a maneira como pensa sobre vendas.

Adote uma abordagem centrada no consumidor e crie conteúdo que agregue valor à vida do seu público.

Em breve, você verá seus esforços de entrada se traduzindo em mais leads, clientes fiéis e melhor ROI.

Conte com a Agência de Marketing Digital nessa jornada e passe a ter mais clientes e mais retorno hoje mesmo!

 

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