Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Importância do exame psicossocial na rotina do trabalhador

Importância do exame psicossocial na rotina do trabalhador

O exame psicossocial visa avaliar as condições mentais para a realização do trabalho e prevenir acidentes. 

As empresas precisam cuidar de seus trabalhadores, para isso devem oferecer um ambiente de trabalho adequado. Alguns se esforçam para ir além e garantir o bem-estar dentro e fora do ambiente laboral.

Por mais que haja esse esforço, algumas profissões podem apresentar riscos físicos e mentais. Esse segundo caso exige atenção, pois se trabalhar sem condições psicológicas não conseguirá desenvolver as suas atividades e pode se colocar e os outros em riscos.

O exame psicossocial passa a ser uma auxiliar para evitar acidentes e afastamento do trabalho

Importância do exame psicossocial na rotina do trabalhador

Imagem: Pixabay

O que é o exame psicossocial?

O exame ou avaliação psicossocial é uma análise realizada por um profissional capacitado, normalmente um psicólogo. Ele avalia os trabalhadores, não apenas nas atividades, mas suas vidas para identificar se eles têm condições de realizarem suas atividades.

E uma avaliação psicológica na qual serão inseridas situações conforme a atividade desenvolvida pela pessoa. Para isso se considera diversos fatores como cultura organizacional, a atividade em si e como essa é desenvolvida e relações de trabalho.

Dessa forma será possível saber como cada um enfrenta as situações de risco impostas pela atividade laboral e como tomam as decisões. 

O exame psicossocial é aplicado nos trabalhadores que exercem alguma atividade de risco e visa identificar se estão aptos para elas. Ele permite saber o grau de responsabilidade, atenção, cumprimento das orientações e sobre o uso de EPIs.

Quem deve passar pela avaliação psicossocial?

A avaliação psicossocial pode ser feita com qualquer trabalhador, entretanto, por lei ela é obrigatória em algumas profissões.

As Normas Regulamentadoras (NRs) evidenciam em quais casos devem ocorrer. Ela deve ser realizada quando se enquadra nas NR-20, NR-33, NR-34 e NR-35. Isso significa que deve ser aplicada em profissionais que realizam trabalhos em altura, locais confinados, com inflamáveis e equipes de emergência.

Todos que exercem funções citadas nas normas precisam passar pelo exame psicossocial periodicamente para saber de suas condições mentais. Isso porque devido ao estresse cotidiano podem surgir situações e sentimentos que comprometam o desempenho das atividades.

Apesar da exigência legal, qualquer pessoa pode passar por esse tipo de avaliação, sendo essa ajustada à realidade da função. 

A importância do exame psicossocial

É possível perceber a importância do exame psicossocial tanto para a empresa quanto para o trabalhador.

Pensando na organização, ela se beneficia por cumprir com a legislação, garantindo o seu funcionamento e evitando a aplicação de multas. Ela garante que o profissional continue produtivo e realize seu trabalho com qualidade. Isso porque ele terá condições para tal. 

Além disso, consegue evitar acidentes trabalhistas que desfalcam as equipes, geram custos e prejudicam a imagem da empresa. A avaliação é uma forma de cuidar dos colaboradores e cuidar do capital humano e ainda seguir as regras trabalhistas.

Para que ela consiga garantir que o profissional seja aprovado, deve oferecer boas condições de trabalho. Disponibilizar EPIs e garantir um bom clima organizacional é essencial. 

Além disso, pode disponibilizar um plano de saúde empresarial para que a pessoa faça acompanhamentos e se mantenha saudável.

Já para o colaborador a importância do exame psicossocial é um pouco diferente. Ele não visa preservar a organização, mas a integridade da pessoa.

Ao ser avaliada, a pessoa sabe se possui condições de exercer o seu trabalho e se existe algum sinal de que algum problema possa surgir. É possível em alguns casos evitar o surgimento ou agravamento de transtornos mentais ao fazer o exame. 

Dessa forma, se inicia um tratamento precoce com acompanhamento profissional que preserva o bem-estar. Ela também é capaz de garantir a segurança dos trabalhadores. 

Pessoas que possuem alterações psicológicas podem ficar desatentas e se colocar em risco com maior facilidade. O resultado podem ser acidentes de trabalho simples ou situações graves que podem levar os profissionais a morte.

Vale lembrar que o exame é aplicado em profissões de risco, por exemplo, limpadores externos de janelas que ficam nas alturas. Um descuido ou desatenção pode ser fatal.

Outro ponto que não se pode esquecer é a imagem profissional e desempenho. Um funcionário doente produz menos e os resultados não são satisfatórios. Isso pode fazer com que ele deixe de ser visto com bons olhos ou cause a sua demissão.

Já se o exame psicossocial identificar problemas, pode encaminhar a pessoa para o tratamento correto e garantir que sua imagem não seja prejudicada.

O exame psicossocial é essencial para garantir que os trabalhadores possam exercer suas atividades em segurança. Por conta disso é uma exigência legal que deve ser cumprida. 

Por: Jeniffer Elaina, do site Smartia.com.br.

You must login to add a comment.

Posts relacionados