Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Importância do EPI nas indústrias

Importância do EPI nas indústrias

A segurança é uma grande preocupação para qualquer trabalhador. Os acidentes, normalmente ocorrem devido à ausência ou o uso inadequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). 

O EPI é um equipamento que protege os trabalhadores e reduz a exposição deles a riscos iminentes. Um profissional que faz conserto de portão automático precisa de capacete, botas especiais e etc.

Os perigos podem ser qualquer coisa, desde pisos escorregadios e molhados, até detritos soltos no teto. Dentro os itens, temos: capacetes, óculos, roupas de alta visibilidade, calçados, cintos de segurança e, às vezes, equipamentos de proteção respiratória.

Ficou curioso e quer entender melhor sobre a importância destes materiais para o dia a dia dos funcionários? Então, vem com a gente!

Importância do capacete

Os capacetes são mais utilizados em canteiros de obras. Eles são projetados para proteger o colaborador contra objetos que se desprendem ou em uma queda que, de outra forma, o prejudicaria significativamente. 

Alguns modelos vêm com protetores faciais e de ouvido. Uma das coisas mais importantes a lembrar é que os capacetes devem se encaixar bem para funcionar adequadamente. Certifique-se de que toda a sua equipe tenha equipamentos do tamanho certo ou de nada adiantará o investimento.

Olhos e rosto

A proteção adequada dos olhos e do rosto é extremamente importante. Óculos de segurança e protetores faciais estão disponíveis para isso. 

Este equipamento é vital em áreas específicas, como: trabalhos em metal, disco abrasivo, trabalhos em madeira, em altas temperaturas e operações com ferramentas pneumáticas.

Respiratório

A proteção respiratória nunca deve ser subestimada. É verdadeiramente essencial em locais onde estão presentes substâncias tóxicas. Ela foi criada para que o colaborador possa ficar despreocupado quanto à poeira, fumaça, spray de tinta, pesticidas e outras substâncias nocivas que podem causar danos permanentes. Se não for possível obter ventilação suficiente dentro do local em que faz o serviço, mantenha seu equipamento bem encaixado.

Mãos e Pele

O trabalho de construção, normalmente, requer muito uso manual. Cerca de 150.000 lesões nas mãos são relatadas a cada ano. 

Já as doenças de pele ocupacionais são tão comuns quanto dermatites, câncer de pele e outras lesões. Independentemente se trabalha no setor de blister embalagem ou de solda, faça questão de se proteger.

Os tipos comuns de luvas de EPI são luvas de borracha, resistentes a cortes e resistentes ao calor. Aproveite esses benefícios trazidos pelos mesmos para não ter contato com produtos químicos, vidro, chapas metálicas, eletricidade e etc.

Audição

Aproximadamente 82% dos casos de perda auditiva dentro do expediente são daqueles que estão no setor de manufatura, portanto, a proteção auricular é obrigatória.

Tampões de ouvido e protetores de ouvido são as ferramentas mais comuns. Observe que são eficazes na redução do ruído de alta frequência, enquanto os tampões devem ser usados ​​para reduzir o ruído de baixa frequência.

Dito isso, explicamos também que há multas severas para quem não inserir estes materiais dentro de sua empresa. A vida e a segurança do colaborador devem ficar em primeiro lugar. Não deixe isso passar despercebido.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados