Atualmente, o gelo é um produto intensamente disseminado no mercado em geral, sendo utilizado na conservação e refrigeração de alimentos, no consumo de bebidas e até no uso terapêutico. Ou seja, hoje, o gelo já faz parte do dia a dia, o que o torna um produto com grande potencial para investimento.
Contudo, como em todos os segmentos de mercado, o empreendedor deverá avaliar bem as possibilidades inerentes antes de iniciar o negócio, que passa pelo conhecimento do mercado consumidor e pela área de instalação e comercialização de seus produtos, aliado a uma refinada avaliação do potencial de sua provável clientela.
Baseado nisso, consegue-se ter uma visão mais ampla do segmento de uma fábrica de gelo, principalmente para a avaliação da concorrência em especial os grandes fabricantes, seja de gelo mineral ou comum.
Cenário atual
O mercado oferece condições de inserção de novos empreendimentos. No entanto, é necessário realizar uma rigorosa avaliação das condições e possibilidades do crescimento do negócio em comparação às marcas já existentes na região. Um dos pontos primordiais a ser avaliado é o valor do investimento inicial, aliado ao tempo de retorno, e o custo de comercialização do produto.
Esse segmento de mercado tem a demanda sazonal, ou seja, o consumo forte em determinadas épocas do ano e em outras nem tanto. Assim, o empreendedor deverá avaliar criteriosamente esses picos de consumo, para que não tenha surpresas ou sobressaltos de expectativa ou mesmo desespero com o empreendimento montado.
Oportunidades e ameaças
As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento. O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.
Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, dispendiosa – em termos financeiros – ou complexa. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, o tipo de público predominante na região em termos de capacidade aquisitiva, a cultura e as expectativas que as pessoas têm em relação a uma fábrica de gelo.
Também é importante pesquisar o padrão de qualidade ofertado e os preços praticados pelos concorrentes, tanto em produtos quanto em serviços e atendimento. É muito grande o risco de abrir as portas sem conhecimento do mercado concorrente e consumidor.
Algumas ameaças e oportunidades desta atividade empresarial merecem destaque:
Ameaças: como se trata de um produto barato é necessário em grande volume de vendas para compensar os custos e gerar lucro satisfatório.
Oportunidades: parcerias com buffets para fornecimento de gelo para eventos e com empresas de organização de eventos.
Acesse o guia completo do negócio em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-uma-f%C3%A1brica-de-gelo