Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

II Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira – dia 1 – encerramento

O evento de encerramento do primeiro dia do II Fórum Banco Central de Inclusão Financeira contou com as presenças e do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente do Banco Central (Bacen), Henrique Meirelles e da ministra do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS),Márcia Lopes. Além deles, participaram representantes do Banco do Nordeste, do Banco da Amazônia, das Cooperativas de Crédito e do banco comunitário Palmas, de Fortaleza.

Durante o evento foi assinado um convênio entre o MDS e o Bacen para disseminação da inclusão financeira. O ministro Meirelles destacou que o combate à inflação também é uma ferramenta de inclusão social, pois mantém o poder de compra dos consumidores. A ministra Lopes destacou os avanços sociais promovidos pelas políticas de inclusão, como o programa Bolsa Família.

O Presidente Lula exaltou a expansão do microcrédito e afirmou que o acesso a serviços financeiros pode mudar a vida das pessoas. Ele ilustrou a afirmação com a história de uma mulher que aproveitou o movimento no canal do São Francisco para vender pastéis aos militares que lá trabalhavam. Para isso, ela pegou R$50 emprestado com um sobrinho e após seis meses o negócio evoluiu e ela abriu um restaurante que atende mais de 400 pessoas.

“Pouco dinheiro na mão de muitos significa distribuição de renda, muito dinheiro na mão de poucos é concentração”, afirmou o Presidente. Ele enalteceu ainda o baixo grau de inadimplência dos tomadores de microcrédito e lembrou que ainda há muitos desafios na área, como expandir os serviços financeiros nas regiões Norte e Nordeste.

O evento, que está sendo realizado em Brasília, vai até sexta-feira e tem como objetivo construir uma agenda para a promoção da inclusão financeira no Brasil, por meio de parcerias, em busca de um sistema financeiro sustentável, eficiente e inclusivo.

Texto Pedro Valadares

You must login to add a comment.

Posts relacionados