Quer descobrir como fazer uma hortinha vertical? Então, você está no lugar certo, pois lhe mostraremos tudo sobre esse assunto no tema de hoje!
É cada vez mais comum as famílias reduzirem seu espaço físico de moradia e a horta vertical veio justamente para resolver esse problema.
Ao mesmo tempo em que temos uma rotina agitada e novos padrões de vida, o hábito de cultivar o próprio alimento está retomando com tudo.
Assim, a horta doméstica tem ganhado cada vez mais o apreço dos brasileiros, especialmente para quem vive em casas ou apartamentos pequenos.
Por isso, saiba que você não precisa abrir mão de uma alimentação saudável, pois é possível sim plantar em casa.
Como? Bom, há vários modelos de cultivo nesse estilo, como a horta suspensa (confira aqui ) 5 maneiras de ter a sua ainda hoje).
Outra ideia bem interessante e versátil é quanto a hortinha vertical, que é o que falaremos um pouco mais no tema de hoje.
Essas, diferem das hortas suspensas devido a ocuparem um espaço vertical e não necessariamente o cultivo na altura dos olhos e com vasos pendurados.
Além disso, trazem como vantagem a possibilidade de cultivar em pequenos espaços, seja uma varanda ou até mesmo na cozinha de casa.
Então, se você deseja saber mais sobre a hortinha vertical como fazer, a hora é agora! Neste guia iremos lhe mostrar tudo para ter um belo e saudável cultivo. Confira!
ÍNDICE DE CONTEÚDO:
– Entendendo o que é uma horta vertical
– Benefícios de aderir à uma hortinha vertical
– Passo a passo para montar uma horta vertical com garrafa pet
Entendendo o que é uma horta vertical
A horta vertical é aquela que pode ser pendurada ou fixada em estruturas verticais, como muros e paredes, por exemplo.
Isso por que a função da horta vertical em apartamento ou casa é justamente a otimização de espaço durante a plantio.
Assim, costuma-se utilizar materiais leves, que sejam de fácil construção e que possibilitem o cultivo de ervas, temperos e hortaliças.
Essa é também outra questão muito comum, especialmente com relação ao que pode ou não ser plantado, considerando as particularidades desse tipo de cultivo.
Mas, fique tranquilo, pois se a sua dúvida é o que posso plantar em uma horta vertical, saiba que praticamente tudo.
No entanto, cultivos que dão muito certo nesse estilo são os de tomate, feijão, pimenta, pepino, pimentão, salsa e coentro.
Então, resumidamente, uma horta vertical é a solução perfeita para quem quer plantar em casa, mesmo tendo um espaço limitado.
Saiba mais no Blog Como fazer uma mini horta no quintal
Saiba mais no Blog Horta no quintal
Saiba mais no Blog Como fazer uma horta no quintal cimentado
Saiba mais no Blog Como fazer uma horta no quintal
Saiba mais no Blog Hortas criativas no quintal
Saiba mais no Blog Mini horta no quintal
Saiba mais no Blog Como fazer horta no quintal
Saiba mais no Blog Como fazer horta suspensa
Benefícios de aderir à uma hortinha vertical
Saber como fazer uma hortinha vertical pode trazer diversos benefícios a sua vida, como:
⦁ Cultivo que pode ser mudado de lugar facilmente
⦁ Diminuição no custo com a alimentação
⦁ Maior diversidade dos alimentos ingeridos rotineiramente
⦁ Maior qualidade alimentar e um cardápio mais nutritivo para a família
⦁ Pode-se cultivar diversas espécies em um só lugar
⦁ Possibilita ter um sistema de irrigação funcional e prático, facilitando o trato cultural diário, já que precisa regar todo o dia
⦁ Ter um ambiente mais bonito e alegre.
E, óbvio, que além de tudo isso, você também melhora sua qualidade de vida, afinal, esse é um hobbie prazeroso e relaxante, perfeito para aliviar o estresse do mundo moderno.
Então, pronto(a) para aprender como construir uma horta vertical em muro aí na sua casa?!
Passo a passo para montar uma horta vertical com garrafa pet
A seguir mostraremos a você um tutorial completo de como criar uma horta vertical serpente de maneira simples e rápida. Confira!
⦁ Faça os vasos da hortinha vertical
Primeiramente, escolha duas garrafas pet de mesmo formato e tamanho (assim irão se encaixar mais facilmente na hora da montagem).
Depois, corte todo o fundo de uma das garrafas com a ajuda de uma tesoura ou estilete.
Na outra garrafa, faça um furo no fundo, do tamanho por onde passará a mangueira com a água de rega.
Posteriormente, una as duas garrafas, encaixando a com o furo para mangueira por dentro da sem fundo.
Já com as garrafas pet encaixadas e deitadas em sentido horizontal, faça a abertura para o plantio (o corte de um retângulo de aproximadamente 15 cm é o suficiente).
Feito isso, será preciso fazer quatro furos na parte de baixo das garrafas encaixadas, perfurando o plástico de ambas, para que a água da planta possa escorrer.
Ah, e claro que o número de pares a formar dependerá do seu cultivo, sendo o ideal uma horta vertical com garrafa pet de, no máximo, quatro fileiras (três para cultivo e uma para água).
⦁ Faça o recipiente da água de rega
Repita o procedimento indicado na etapa 1, porém agora só será preciso fazer o corte o fundo de uma garrafa plástica, juntando-a à outra.
Uma das extremidades você irá fechar com a tampa da pet, porém na outra tampa deverá ser feito o furo para que se passe a mangueira.
Mas, ambas devem ser enroscadas nas garrafas, para que se encha com água e mantenha-se o furo fechado, evitando a presença de mosquitos e outros vetores.
Dica: Se quiser enfeitar sua horta, a hora ideal é agora, pois esse é o momento para pintar e decorar as garrafas.
⦁ Coloque os vasos e o recipiente na vertical
Pegue uma corda resistente (5m é o suficiente) e prenda/amarre as duas pontas no local aonde for colocar sua horta vertical.
A dica é começar com a última garrafa de plantio, colocando-a na parte de baixo da corda. Para ficar firme, faça um nó na da boca da garrafa plástica.
Repita o mesmo procedimento no outro lado da garrafa-vaso, e novamente com as outras garrafas que for utilizar na sequência.
Por fim, coloque na parte superior da horta vertical a garrafa pet de água (ainda vazia), fazendo os mesmos nós, mas inclinada (45°), para que a água escoe até os vasos de plantio.
⦁ Insira a mangueira na horta vertical
Essa é uma das etapas mais importantes na sua horta vertical com garrafa pet, pois deverá fazer o sistema de irrigação adequadamente.
Assim, pegue a tampa da garrafa de água e passe a mangueira pelo buraco já feito no passo 2.
A dica é deixar a mangueira bem apertada, ou seja, nada de furo largo, pois a ideia é impossibilitar que a água saia pelo buraco durante a irrigação.
Coloque essa tampa na garrafa de água (na parte inclinada para cima) e vá passando a mangueira pelas garrafas de plantio, sempre de cima para baixo.
Agora com o esquema montado, faça 3 furos pequenos em cada parte da mangueira com uma agulha, mas só nas partes que se encontram no interior da garrafa.
Esses furinhos possibilitarão que a água, por gotejamento, regue o plantio, ou seja, o seu cultivo na hortinha vertical.
Mas, cabe destacar que não se deve furar a mangueira nas partes fora das garrafas pet, pois senão não irá funcionar a irrigação.
⦁ Prepare a terra e plante
No quinto passo, agora que você já tem sua horta vertical montada, será a hora de efetivamente começar o plantio.
Assim, primeiramente, será necessário colocar uma camada de pedra brita dentro dos vasos, pois esse material ajudará a água a escoar pelos furos feitos.
A seguir, coloque uma camada de terra para horta vertical, mais ou menos, na espessura de três dedos acima das pedras.
No caso de plantar por meio de sementes, deve-se fazer uma cova no loca, colocando-as um dedo abaixo da terra.
Já se decidir plantar através de mudas, abra buracos na terra e coloque uma ou duas mudas por garrafa.
⦁ Ponha o sistema de irrigação para funcionar
Finalizando o nosso passo a passo de como fazer horta vertical, temos a etapa de irrigação.
Para isso, será preciso pedir ajuda para uma pessoa tampar a abertura de baixo da mangueira, enquanto você enche as garradas pet com água.
Depois que a água preencher toda a mangueira na sua hortinha vertical, desligue a água e lacre o final da mangueira (pode dobrá-la na ponta e colocar um arame bem forte).
Viu só como é fácil ter uma horta vertical em muro ou aí na parede da sua cozinha mesmo?
E, claro, que essa foi apenas uma das milhares de ideias que se tem para montar uma horta doméstica nesse estilo.
Você pode seguir o mesmo esquema e construir uma horta vertical com madeira, com tubos de PVC, caixa de leite, vasinhos, enfim.
O que não faltam são ideias simples e seguras para cultivar em pequenos espaços!