Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Home office x pandemia: como manter a produtividade?

Home office x pandemia: como manter a produtividade?

Com a evolução da pandemia do Brasil, algumas medidas têm sido adotadas para conter a contaminação do novo coronavírus (Covid-19). Diante de um cenário repleto de incertezas, uma das mudanças mais importantes foi a adaptação a um nova modalidade: o home office. 

De acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde, é fundamental evitar aglomerações e lomoções pelas cidades e, claro, manter o isolamento social. Por isso, as empresas têm ampliado as formas de fazer negócio e permitindo o trabalho remoto. 

Embora o home office seja uma prática relativamente nova, ele não é uma novidade para muitos profissionais e empresas. Contudo, para grande parte dos empresários e colaboradores, trabalhar em home office e manter a produtividade é um um enorme desafio. 

Pensando nisso, listamos neste post algumas medidas básicas para auxiliar você, profissional, a manter a produtividade no home office. Nele, você encontrará 5 dicas valiosas para manter o seu ritmo de trabalho. Continue lendo!

1. Defina um ambiente de trabalho

É fundamental definir um espaço de trabalho na sua casa. Isso porque aquela velha história de ‘’trabalhar em qualquer cantinho’’ não funciona. 

Por isso, é necessário criar um ambiente de trabalho e, de preferência, que seja calmo e silencioso. Além disso, é muito importante que o espaço seja livre de distrações, como TV, celular, conversas paralelas, entre outros. 

Nesse sentido, mantenha distância de aparelhos sonoros e das áreas com grandes circulações de pessoas. Assim, você irá executar as suas atividades com mais eficiência e concentração. 

Também é muito importante que o ambiente de trabalho tenha todos os recursos necessários, desde os móveis até a locação de gerador de energia, entre outros.

2. Estabeleça horários 

Outra fator que deve estar muito bem claro no seu home office é o seu período de trabalho. Claro, o trabalho remoto oferece uma maior flexibilidade, mas isso não quer dizer que as suas atividades devem ser deixadas de lado. 

Portanto, para manter a produtividade no home office, é necessário estabelecer um horário de começo e término de atividades, mantendo assim, a mesma rotina corporativa. 

Nesse momento, é válido conversar com o supervisor e encontrar o melhor horário para trabalhar e, no caso de profissionais autônomos, é fundamental definir a jornada de trabalho, mesmo em atividades mais específicas e manuais, como o desenvolvimento de bucha de nylon, por exemplo.

3. Respeite as pausas

Para manter a produtividade no home office não é necessário apenas respeitar o seu horário de trabalho, mas também realizar algumas pausas durante o expediente. 

Geralmente, os profissionais que trabalham em casa passam um pouco do limite, eliminando o horário de almoço, café, entre outros. 

Pensando nisso, bata o seu ponto no relógio de ponto digital e procure fazer pausas de 15 a 20 minutos para tomar água, ir ao banheiro, se alongar e comer algo. Essa é uma ótima maneira de manter a integração física e, consequentemente, a produtividade. 

4. Evite distrações

Você não deve ter acesso a televisão, rádios e tablets durante o seu período de trabalho. Ao ligar a TV, por exemplo, você irá se distrair e focar no programa em questão, deixando as suas atividades de lado e até mesmo perdendo a sua concentração. 

Outro ponto que deve ser evitado são as redes sociais. De acordo com a pesquisa realizada pela empresa GlobalWebIndex, os brasileiros gastam cerca de 150 minutos em redes sociais, ou seja, os canais são grandes fontes de distração. 

Portanto, como podemos notar, trabalhar em home office exige, principalmente, dedicação e força de vontade. Mas não se preocupe. Qualquer tipo de mudança requer adaptação. 

Agora que você já sabe como é possível manter a produtividade no home office, o que acha de aplicar essas dicas e ter sucesso?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados