CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Home office: quais as vantagens diante da pandemia?

Home office: quais as vantagens diante da pandemia?

O home office é uma modalidade de trabalho que vem ganhando destaque nos últimos anos. Contudo, com a atual pandemia gerada pelo novo coronavírus (Covid-19), a prática tornou-se fundamental, uma vez que auxilia na redução do índice de contaminação do vírus. 

Para se ter uma ideia, 43% das empresas adotaram o home office devido ao estado de calamidade pública e as recomendações da OMS.

Já empresas do setor industrial, como as que fabricam controle de acesso biométrico, entre outras atividades manuais, tiveram que revezar colaboradores ou suspender de forma temporária as suas atividades.

Além disso, estima-se que até o final de 2020, 90% das companhias ofereçam aos seus profissionais alguma atividade a distância. 

Desse modo, além de claro, a situação do país, o home office permite a mudança na cultura organizacional da empresa, que passa, a cada dia, a valorizar a qualidade de vida, a produtividade, o conforto e, claro, a redução de estresse de seus funcionários. 

No entanto, engana-se quem pensa que o trabalho remoto é benéfico apenas para os colaboradores. Na verdade, ele proporciona vantagens para ambas as partes. Então, confira a seguir, as oportunidades que o home office pode oferecer! 

1. Flexibilidade

É quase impossível falar sobre o home office sem mencionar a flexibilidade de horário. Com isso, poder contar com a flexibilidade do período de trabalho é o elemento mais buscado pelos profissionais adeptos a essa modalidade. 

Imagine só poder definir e organizar as suas atividades em momentos de maior concentração? Ou até mesmo conciliá-las com as suas tarefas pessoais? Isso influencia, inclusive, no aumento da produtividade, mesmo em segmentos limitados, como lojas de uniforme profissional.

2. Comodidade

Outra característica predominante do home office é a comodidade. Afinal, trabalhando em casa, não é necessário enfrentar horas de trânsito ou utilizar o transporte público para ir até a empresa. 

Sendo assim, a comodidade está conectada com a não necessidade de enfrentar o trânsito e os meios públicos, reduzindo assim, o nível de estresse. 

3. Qualidade de vida

Não restam dúvidas: o tempo economizado no home office pode ser utilizado em atividades de lazer, como: momentos com a família, prática de esportes de exercícios físicos, entre outras práticas pessoais.

Com isso, a qualidade de vida é a questão mais buscada pelos profissionais, uma vez que ela influencia no desenvolvimento das atividades profissionais. 

Quais as vantagens do home office para as empresas?

Como você pode perceber, a adoção do home office é extremamente benéfica para os profissionais. Porém, as vantagens não são limitadas apenas aos colaboradores, mas também a empresa. Veja: 

  • Redução de encargos sociais;
  • Desenvolvimento de produtos e serviços com mais qualidade e com custos reduzidos;
  • Vantagens fiscais;
  • Aumento da produtividade;
  • Otimização de atividades;
  • Retenção de talentos, uma vez que o home office faz parte do pacote de vantagens da empresa. Isso vale, inclusive, para atividades específicas, como empresas que fazem instalação de divisórias para escritório.
  • Redução de desperdícios de recursos; 
  • Leis trabalhistas mais consolidadas. 

Portanto, o trabalho remoto é uma modalidade moderna e pode ser extremamente benéfica, além de contribuir significativamente com a economia de recursos e gastos fixos.

Agora que você já sabe quais são as principais vantagens do home office para funcionários e empresas, o que acha de aderir a esse modelo de trabalho e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Comentário ( 1 )

  1. Este comentário é editado.

    Olá SEBRAE, tudo bem? Gostei muito desse artigo. O Eduardo Borges foi quem me ajudou bastante no início trabalhando como home office. Ele tem um vídeo explicando melhor. Da uma olhada: 👇🏽👇🏽👇🏽 https://bit.ly/homeoffice7vagas

Deixe um comentário

Sobre Lucas SouzaEspecialista


Me siga