CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Home Office Fácil

Home Office Fácil

O momento não é cômodo para aprender as pressas sobre o home office. São dezenas de informações para implementar com eficácia esta modalidade de prestação de serviço, permitindo que os colaboradores acessem com segurança os serviços e aplicativos. E assim possam executar suas tarefas produzindo, desenvolvendo, atendendo aos clientes etc. Entretanto vou listar alguns ITENS MUITO IMPORTANTES, para que você empresário, possa realizar este pequeno check list e então começar seu planejamento e iniciar a execução do home office em um curto prazo.

Ter funcionários trabalhando em casa não é uma novidade, muitas empresas já tem este modelo de contratação em andamento há um bom tempo. Empresas como O Boticário, Dell, HP, Microsoft, Apple e muitas outras já tem este tipo de contratação, onde os funcionários trabalham diariamente a partir de suas residências. Entretanto este tipo de modalidade de contratação ou operação, requer um planejamento refinado e bem pensado, principalmente sobre as questões judiciais, mas esta postagem não tem esta finalidade, o momento agora é de agilidade, precisamos de uma solução rápida e eficaz. Ok, então aqui vai o planejamento desenvolvido pela Elinfor Tecnologia da Informação para que sua empresa possa ter os funcionários trabalhando em home office.

Como disponibilizar Infraestrutura de TI para Home Office?

Com um planejamento prévio, o mais aconselhável seria que a empresa comprasse notebooks ou desktops e disponibilizasse aos funcionários. O PC ou notebook, depois de preparado pela equipe ou empresa de TI, estaria pronto para ser utilizado com os padrões de segurança adequados implementados para o acesso aos servidores da empresa. Porém como já disse, precisamos implementar de forma rápida e eficaz o home office, e assim disponibilizar os arquivos, serviços, aplicativos e telefonia. Vamos começar o check list.

VPN CLIENT to SITE

O computador do funcionário deverá ser preparado e o serviço de conexão VPN instalado, incluindo-o na rede da empresa. Tendo como primordial que o equipamento do funcionário seja preparado antes. Realize uma verificação profunda do sistema com um bom antivírus ( de preferência um antivírus corporate ), e analise todos os discos locais, em modo verbose se possível, ou a partir de um sistema à parte ao sistema operacional local. Só então após a verificação do computador inclua-o na rede da empresa.

Há também como ter acesso aos arquivos da empresa a partir de um serviço VPN rodando em uma rede cloud, ou um servidor de arquivos na nuvem, que é o próximo tópico.

SERVIDOR EM NUVEM

Com um servidor em nuvem as possibilidades de acesso aumentam e os gastos diminuem. Isso porque você não precisará ter um equipamento em sua empresa, gastando energia, e correndo o risco de perder o acesso por falta de eletricidade ou queda na internet. Não precisa de um eletricista e um analista de TI de plantão no local para garantir que o servidor esteja on line quando os funcionários acessarem de suas casas. Então pense bem, será que já não está na hora de planejar a migração da sua infraestrutura para nuvem? Amazon, Azure e Google Cloud, tem excelentes preços e dezenas de datacenters pelo mundo para criar espelhamentos de servidores e backups.

FIREWALL E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Continuando, vamos incluir nesta lista, as configurações de dispositivos de firewalls. Com segurança não se brinca, e muito menos com seus dados. É necessário algumas regras para impedir o acesso de pessoas não autorizadas as informações. Algumas destas regras já estarão em execução pelo proprio servidor VPN ou em um servidor separado para autenticação do usuário, seja em nuvem ou em seu ambiente local.

TELEFONIA VOIP

Sua telefonia ainda não é voip e você precisa que as ligações sejam atendidas? Ok, isso não é problema. Para isso precisamos instalar um dispositivo chamado Gateway, e instalar um PABX IP em nuvem ou local. Nós aconselhamos o PABX 3CX, pois é um software de comunicação unificada premiado e utilizado por grandes empresas no mundo. Utilize-o com aparelhos telefônicos IP, ou softphone instalados em celulares ou sistemas operacionais. Caso sua empresa já tenha a telefonia voip em execução, então não precisamos do dispositivo gateway, apenas da instalação e configuração do pabx ip.

INTERNET

Com estas informações você já consegue implementar um bom home office com segurança, mas…(sempre tem um mas) não esqueça que é preciso levar em consideração a internet da casa do funcionário. É NECESSÁRIO verificar se a conexão é de qualidade, se possível disponibilize um modem 3G ou 4G COM TRÁFEGO ILIMITADO OU COM UM BOM PACOTE DE GB.

Para um planejamento documentado e com prazos curtos, pode contar conosco. Nossa expertise de solução de TI PARA NEGÓCIOS nos permite atender a qualquer seguimento com excelência.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Comentário ( 1 )

  1. Adorei!

    Clique aqui para começar a ganhar dinheiro sem sair de casa!

    https://bit.ly/dinheirohommeoffice

Deixe um comentário

Sobre HugoMedeirosBoas respostas