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Home office: como garantir o conforto dos funcionários no trabalho remoto

O trabalho remoto foi uma maneira que diversas empresas encontraram para continuar com as demandas de trabalho, sem que seja presencialmente, apesar da pandemia ter feito com que isso acontecesse mais rápido, por conta do distanciamento e como uma maneira de evitar o contágio da doença. Outras empresas já haviam adotado o sistema home office, pois é vantajoso para os funcionários e também para os donos da empresa; afinal, além de economizarem tempo de locomoção, via transporte público ou de carro consumindo combustível, tem também a questão das contas de água, energia elétrica e aluguel.

Foi observado que no trabalho home office se tem uma maior qualidade de vida, pois os funcionários estão mais tranquilos e conseguem produzir mais. Porém pode ser que, em um determinado período, o fato de ficar em casa por muito tempo gere uma queda na produtividade dos funcionários. E é o ponto em que os gestores da empresa devem tomar algumas ações para trazer benefícios ao colaborador, para que consiga reverter essa situação.

Para promover uma boa experiência, funcionalidade, eficácia e produtividade na sua equipe de funcionários, se atente à comodidade desse colaborador. O escritório é planejado para que tenham conforto de cadeira adequada, mesa adaptada, descanso para o braço, enfim, diversos móveis e objetos exclusivos para aquele momento de trabalho. Porém, quando o funcionário adapta o ambiente de trabalho dentro de casa, é necessário rever a comodidade e a ergonomia do mesmo. É de suma importância que a empresa disponibilize aos seus funcionários uma mesa para o trabalho, uma cadeira confortável como a cadeira gamer, apoio aos pés e outros itens essenciais para um melhor rendimento e qualidade de vida. Além, obviamente, de equipamentos eficazes e com bom funcionamento, como notebooks, softwares e hardwares, para que consigam produzir da melhor maneira possível. 

Como gestor de uma empresa, é bem importante manter o diálogo em primeiro lugar entre a gestão e o funcionário. Tenha esse caminho aberto para que ele possa mostrar pontos positivos e negativos que estejam acontecendo dentro do trabalho, ainda mais sendo um trabalho remoto, no qual muitas vezes a comunicação pode ser um ponto de falha para a empresa. Portanto, esteja sempre disponível para manter essas conversas ativas, para evitar problemas no futuro como estresse e desmotivação. Neste caso, a tecnologia trabalha a favor da equipe, com aplicativos para reunião, e por que não até mesmo um happy hour online?

O incentivo da empresa para que o seu funcionário não se sinta somente um número é um grande fator para a qualidade e produtividade da equipe. Uma boa gestão que incentive o seu colaborador a crescer, fazer cursos, aprender outra língua e até mesmo a praticar exercícios físicos para manter a saúde mental e física equilibradas é fundamental. 

Desta forma, a equipe motivada com uma boa gestão facilmente levará a empresa ao crescimento, gerando bons resultados no mercado.

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