Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Gestão de crise: como fazer?

Gestão de crise: como fazer?

A gestão de crise implica em um conjunto de fatores, questões e variáveis presentes no mundo corporativo. Afinal, as situações que englobam a instabilidade econômica são compostas por riscos, ameaças e, claro, consequências. 

Por isso, a gestão de crise é sempre um assunto estudado e pautado dentro das organizações. Até porque, situações que envolvem perdas financeiras representam a instabilidade de mercado, no qual é preciso agir de forma inteligente para permanecer ativo.

Com esse cenário, é preciso elaborar ações extremamente estratégicas. Aliás, esse é o momento para viabilizar os recursos, analisar as finanças e identificar gargalos dentro do ambiente corporativo. 

Para auxiliar você, empreendedor, a fazer uma boa gestão de crise, continue lendo este post. Nele, vamos falar um pouco sobre esse conceito e como aplicá-lo na realidade do seu negócio. 

Passo a passo para fazer uma boa gestão de crise

De acordo com o ICM (Institute for Crisis Management) – instituto norte-americano especializado em gestão de risco – crise é qualquer acontecimento que estimula grande cobertura da imprensa, com prejuízos financeiros grandes a organização. 

Ou seja, são situações de inviabilidade econômica e que, consequentemente, afetam a receita e investimentos da empresa. Para contornar essa situação, confira o passo a passo a seguir.

1. Planejamento

O primeiro passo para fazer uma boa gestão de crise é elaborar um bom planejamento. Afinal, o gerenciamento de crise visa a redução de prejuízos em situações emblemáticas, seja por motivos internos ou externos. 

Por isso, é preciso analisar os dois cenários e identificar ações que podem ser colocadas em prática. O planejamento deve incluir os seguintes fatores:

  • Soluções para eventuais problemas;
  • Análise de departamentos (marketing, financeiro e até a parte de serviços em gerais, como a manutenção de chiller);
  • Estratégias;

Contudo, o objetivo do planejamento é criar uma segurança das atividades da empresa, detalhando os recursos financeiros, humanos e tecnológicos que poderão auxiliar a curto, médio e longo prazo. 

2. Aja rápido

Uma situação de instabilidade econômica exige uma certa rapidez por parte do gestor. Por isso, com o planejamento em mãos, filtre os seus esforços para realizar um diagnóstico completo da empresa, identificando possíveis gargalos nas áreas do seu negócio. 

Nesse momento, você precisa utilizar a tecnologia como a sua maior aliada. Sendo assim, adote softwares de integração, de controle, produção (até para uma espuma laminada, por exemplo) e monitoramento de resultados. 

3. Defina uma equipe de trabalho

Outra dica fundamental para a construção de uma boa gestão são os colaboradores. Nesse sentido, defina uma pequena equipe para solucionar os problemas desenvolvidos durante a crise. 

Além disso, escolha um responsável por controlar e monitorar o dia a dia da equipe. No entanto, é preciso explicar a situação para o time, conscientizá-los sobre a importância desse momento e as medidas que estão sendo tomadas para resolver a situação. 

4. Mantenha as atividades 

Lembre-se que para conseguir contornar a crise, é fundamental dar continuidade às atividades da organização e contar com a colaboração dos colaboradores. 

Dessa forma, é preciso continuar agindo, na medida do possível, com normalidade, dando continuidade às atividades, assumindo os compromissos e gerenciando a equipe, principalmente a parte de produção, como o processo de molde de injeção plástica, por exemplo. 

Inclusive, essa é uma ótima maneira de estimular a equipe, de reter bons talentos e expandir as oportunidades do negócio. 

5. Mostre o seu posicionamento

O líder tem como responsabilidade fornecer segurança e assegurar a motivação dos colaboradores. Dessa forma, é preciso informar os colaboradores a respeito da situação atual e como isso será tratado. 

Além disso, crie um canal de comunicação para que os funcionários apresente ideias, soluções e projetos para contornar a crise. Nesse momento, a transparência e a liberdade são as melhores opções. 

Aposte no gerenciamento de crise

Em geral, o gerenciamento de crise deve ser executado junto ao planejamento, o que permite analisar o cenário e contornar situações adversas. Agir com rapidez, definir uma equipe e manter as atividades são apenas algumas características desse processo. 

Gostou deste post? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Conta pra gente!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌ 

You must login to add a comment.

Posts relacionados