Neste último post da série baseada em cartilha sobre gestão do back office no e-commerce, elaborada pelo Sebrae Nacional, vamos focar na união dos diversos processos em poucas ferramentas.
Além de facilitar a execução das rotinas, a prática ajuda na redução de gastos e na redução de erros como a venda de produtos esgotados nos estoques, por exemplo.
O sistema Enterprise Resource Planning ou Sistema de Integração de Gestão Empresarial (ERP) é uma ferramenta que, quando bem desenvolvida e, de acordo com o negócio do lojista, agrega valor aos processos, promove a automação comercial e otimiza o tempo e a troca de informações, proporcionando segurança, redução de custos e uma visão geral do negócio, o que auxilia na tomada de decisões e estimula o crescimento do volume de vendas do comércio eletrônico.
O ERP também oferece controles de estoque, sugestão de compras e a possibilidade de cotação on-line com diversos fornecedores.
Apesar dos benefícios de um sistema ERP, ainda se percebe resistência de empreendedores de lojas físicas (off-line) em utilizar sistemas integrados de gestão ao migrarem suas operações para o comércio eletrônico (online).
Ficou interessado no assunto e quer saber mais sobre, por exemplo, o momento certo para implantar um sistema ERP e qual é o sistema mais adequado para o seu e-commerce? Acesse a íntegra da cartilha elaborada pelo Sebrae.