Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Games na educação: conheça esta tendência

Games na educação: conheça esta tendência

Os games na educação são tidos, cada vez mais, como ferramentas complementares bastante essenciais. Existem alguns apontamentos que dizem que, atualmente, os olhos estão emergidos no mundo da educação.

Contudo, os games na educação nada mais são que a gamificação. Ou seja, um fenômeno que está completamente presente no dia a dia das pessoas. Para entender melhor, esse mecanismo se trata da utilização das lógicas, assim como do processo de dinâmicas que são oriundos do universo dos games.

Esses mecanismos são aplicados de formas diferenciadas. Normalmente são muito utilizados em aplicativos. Além disso, também são úteis para garantir as estratégias de produtividade nos negócios e, como já analisado, no campo educacional.

Esse processo de gamificação é classificado como tão importante que nesses tempos é quase que impossível encontrar uma startup que não faça uso dessa técnica. Além disso, a gamificação se trata de uma construção para não só engajar, como também atrair e manter novos clientes.

Qual a definição de gamificação?

Para começar, os jogos na educação sempre tiveram um papel importante. Isso porque brincadeiras das mais diversas, disputas, competições e esportes são modalidades eficientes e que de certa forma conseguem criar engajamento entre as interações sociais, assim como individuais.

Partindo desse princípio, os jogos sempre fizeram parte da vida humana. Quando uma criança, por exemplo, está jogando é possível perceber o quanto ela se mantém concentrada.

Mesmo porque, o objetivo será, passar de fase, ou até mesmo vencer a partida. Com isso, no universo dos games, um conjunto de regras determinado por objetivos tem como consequência resultados incríveis.

Os times são desenvolvidos de acordo com as inúmeras habilidades de cada jogador. Conforme acontecem os treinamentos, os conhecimentos vão se transformando em novas habilidades e, logo, em amplo desenvolvimento individual.

De todo modo, quando um jogador, ou melhor, um aluno, se atém aos conhecimentos sem nenhum tipo de incentivo que acontece por meio da competição ou do prêmio, o engajamento é consideravelmente reduzido.

Sendo assim, ao tratar de gamificação, fala-se claramente sobre uma proposta que dinamiza de forma completamente atrativa o mundo dos jogos. Essa, por sua vez, também se configura como uma rede de soluções tecnológicas que podem estar à disposição da sociedade.

Um dos exemplos que podem ser mencionados, são o quanto os aplicativos fazem desse recurso uma forma bem lúdica para trazer incentivo ao trabalho rotineiro. Dentro dessa lógica, outros mecanismos de soluções garantem prêmios específicos.

Não só isso, insígnias, brindes dos mais diversos e até medalhas, fazem com que o engajamento das pessoas com a marca melhore de forma completamente vantajosa.

Gamificação como método tecnológico de forte impacto

Através da construção do que é a gamificação e os seus incontáveis benefícios, essa composição pode ser enxergada como um recurso que serve para abranger programações de games, lógica, assim como a robótica, entre outros programas.

De antemão, quando se trata dos games na educação, pode-se dizer que a gamificação atua com o aprendizado através dos desenvolvimentos de projetos.

Para entender melhor sobre as vantagens da gamificação e sua ampla atuação veja o exemplo a seguir. Um curso realizou em seus alunos os métodos da gamificação para que fossem ampliados ideias em diversos projetos.

Os resultados não só foram divertidos, como também permitiu que os alunos se empenhassem para os resultados. Ou seja, houve, além de tudo, bastante empolgação.

Em resumo, por meio desses mecanismos, os alunos são encorajados a se envolverem como soluções completamente tecnológicas. E, através disso, permitir soluções que vão de encontro a problemas, bem como interesses sociais e também ecológicos.

Sendo assim, a gamificação pode extrair excelentes resultados. E isso, sem dúvida alguma, é uma forma de incentivar as reflexões a respeito dos temas da atualidade. Sem contar que, a gamificação permite o desenvolvimento de projetos de alto impacto e que se conceituam como inovadores.

A gamificação também pode ser traduzida como um mecanismo que condiciona a criança a se desenvolver de forma satisfatória em seus desafios. Além disso, outras enriquecedoras habilidades podem passar a fazer parte de suas vidas.

Se você quer entender mais sobre o universo dos games, assim como perceber as formas rentáveis que os jogos possuem, clique agora na página DFG Games e conheça melhor sobre esse incrível e conceituado universo.

 

lucaswp

lucaswp

Sabe das coisas
Formado em Investigação Forense e Perícia Criminal, e acadêmico de Direito. Estou sempre buscando informações sobre compliance e negócios. Meu objetivo é dirimir as dúvidas de empreendedores e encaminha-los para o melhor caminho dos negócios.

You must login to add a comment.

Posts relacionados