Fundos Constitucionais de Financiamento disponibilizam R$ 7 bilhões
Recursos podem ser utilizados por micro e pequenas empresas de três regiões brasileiras
Por Juliana Dantas
Especial para Pequenos Negócios e Finanças
Os Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO) disponibilizaram R$ 7 bilhões para aplicação em diversos setores produtivos, o que representou um aumento de 15% em relação a 2010. Os Fundos Constitucionais de Financiamento foram criados com o objetivo promover o desenvolvimento econômico e social dessas regiões.
Os recursos disponibilizados são provenientes da arrecadação tributária e utilizados em atividades produtivas nos setores agropecuário, mineral, industrial, agroindustrial, turístico, comercial e de serviços das respectivas regiões. O financiamento pode ser obtido por pessoas físicas, jurídicas, firmas individuais, associações e cooperativas de produção.
A concessão de financiamento com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento é exclusiva para empreendedores dos setores produtivos localizados nessas regiões. Recebem tratamento preferencial os projetos de atividades produtivas de mini e pequenos produtores rurais e de micro e pequenas empresas; as atividades que utilizem intensivamente matérias-primas e mão-de-obra locais; e a produção de alimentos básicos para a população.
A análise dos pedidos de empréstimos também leva em conta a preservação do meio ambiente e busca incentivar a criação de novos centros, atividades e pólos de desenvolvimento que possam reduzir as diferenças econômicas e sociais entre as regiões.
Os agentes financeiros do fundo são o Banco do Brasil (FCO – Região Centro-Oeste), Banco do Nordeste (FNE – Região Norte e municípios de Minas Gerais e Espírito Santo incluídos na área de atuação da Sudene) e Banco da Amazônia (FNO – Região Norte). Os interessados em obter financiamento devem dirigir-se a uma agência do agente financeiro de sua região.
Informações adicionais estão disponíveis no site do Ministério da Integração Nacional.
Deixe um comentário
Você deve fazer login ou registrar para adicionar um novo comentário.