Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Fuja da mortalidade, profissionalizando a gestão financeira da empresa

No contexto atual do mercado brasileiro, a profissionalização da gestão torna-se ainda mais vital para a perenidade dos pequenos negócios. A taxa de mortalidade das empresas com mais de dois anos de funcionamento corresponde a 24,6%. Na prática, isso significa que uma em cada quatro empresas fecha as portas até dois anos após a sua criação.

Grande parte desse índice pode ser atribuída à mistura entre o patrimônio pessoal dos donos e o dinheiro das empresas. A falta de um sistema claro de contabilidade compromete a manutenção e a capacidade de investimento das empresas. Dificuldade que não se restringe aos negócios familiares, pois acomete grande parte das empresas.

No ambiente do SEBRAE não faltam soluções e informações que ajudem os pequenos negócios a sair de situações dessa natureza. Em uma economia cheia de incerteza e grande concorrência, o planejamento financeiro mostra-se como uma ferramenta para a boa gerência e algo necessário a sobrevivência da empresa. Planejar é traçar metas, elaborar planos direcionados ao projeto que se almeja por em prática. Planejar as finanças da empresa é criar uma estratégia econômica para que os objetivos sejam atingidos, para curto ou longo prazo, da maneira mais estruturada e precisa possível.

Tanto no âmbito do SEBRAE Nacional como no das unidades estaduais, há soluções que orientam e capacitam os pequenos empresários.

O curso grátis Análise e Planejamento Financeiro é direcionado aos empresários interessados em projetar estratégias empresariais a partir da análise financeira do seu negócio. Com praticidade e rapidez, é possível adquirir conhecimentos sobre ferramentas de controle financeiro que auxiliarão no desenvolvimento de métodos e estratégias eficientes para o crescimento da empresa.

Para aqueles que queiram conhecer noções básicas sobre como controlar as finanças da empresa, a sugestão é o curso, também gratuito, Programa Varejo Fácil – Controles Financeiros.

O SEBRAE Minas também orienta empresários nesta direção. Uma das soluções apresentadas é a Série Como Elaborar, que inclui o manual de Controles Financeiros. Acessando o link é possível fazer download do conteúdo.

Conteúdos Relacionados:

Sebrae

Sebrae

Sebrae
Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

You must login to add a comment.

Posts relacionados