Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Fruticultura oferece uma gama de novas oportunidades

Fruticultura oferece uma gama de novas oportunidades

055

As oportunidades da fruticultura brasileira precisam ser vistas como entrada em novos e promissores mercados, tanto por empresários que estão no campo, quanto pelos que estão além do campo.

Para os pequenos produtores, uma das janelas de oportunidades da fruticultura brasileira foi objeto de consenso no Fórum Internacional da Fruticultura realizado ano passado em Mossoró, no Rio Grande do Norte.  Promovido pelo Sebrae local, o fórum destacou a perspectiva de fornecimento para os setores hoteleiro e gastronômico, considerando-os como principais nichos de mercado a serem explorados no período de realização dos eventos esportivos sediados no Brasil.

Outra oportunidade evidenciada no Fórum é a da produção de sucos naturais e sorvetes. Das frutas tradicionais (banana, maçã, laranja, mamão, abacaxi, pera, melão, melancia, goiaba, abacate, uva, manga e morando) às mais diferentes (mamacadela, umbu, cajamanga, taperebá, gabiroba, umbu, cupuaçu, ciriguela, sapoti, româ, pitaya) existem possibilidades de negócios.

São oportunidades que requerem beneficiamento (compotas, doce em massa, doce em barra, doce cristalizado, frutas secas, geleia e licores) e que podem encontrar abertura na expansão comercial, em virtude da realização dos megaeventos.

No mercado

A fruticultura gera oportunidades na produção de sucos e refrescos alcançando diretamente o processamento de polpas que, congeladas, também podem ser transformadas em sorvetes, doces, néctares e geleias para mercados compradores, tanto atacadistas quanto varejistas.  Nesse complexo mercadológico, estão indústrias alimentícias, sorveterias, padarias, bares, lanchonetes, restaurantes, fornecedores de refeições coletivas, mercearias e supermercados.

A distribuição da polpa de frutas naturais em embalagens como as dos saquinhos de 100 ou 80g para o consumo diário das famílias, por exemplo, vem conquistando mercados em substituição ao consumo de refrigerantes ou outros produtos industrializados que utilizam conservantes, aromatizantes sintéticos, acidulantes químicos, edulcorantes artificiais.

A conservação da polpa em seu estado natural através do congelamento tem se apresentado como uma boa alternativa para preservar as qualidades intrínsecas das frutas e evitar o uso de aditivos químicos, indo ao encontro das preferências atuais dos consumidores de produtos naturais.

Sorvetes

O mercado de sorvetes vivencia um crescimento inédito, alavancado por dois fenômenos: as fortes ondas de calor em locais que antes tinham temperaturas mais amenas e o fortalecimento da economia brasileira, que impulsionou o consumo das classes mais populares.

Somente em 2012, o faturamento desse mercado no Brasil cresceu 26,5%, segundo estimativas do levantamento feito pela Mintel – uma empresa de pesquisa global. De acordo com o estudo, o setor vem crescendo, em média, 33% nos últimos cinco anos. Com isso, o Brasil é o 4º maior mercado de sorvetes no mundo, atrás de EUA, China e Japão.

Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete pontuam que, nos últimos dez anos, o consumo cresceu 76,49%, atingindo 1,209 bilhão de litros em 2012.

Mas se antigamente o sabor de chocolate reinava na preferência do brasileiro, hoje as frutas tomam cada vez mais lugar nos potes das sorveterias. A Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis (Agagel) estima que sejam usadas cerca de 2,65 mil toneladas de frutas por ano para fabricação de sorvetes, 50% a mais do que há dez anos. Também na versão palito, as frutas exóticas brasileiras, muitas naturais da Amazônia e do Cerrado, já conquistam consumidores dos grandes centros urbanos.

Mais informações sobre o mercado

As oportunidades de negócios que brotam do solo brasileiro para os segmentos de polpa de frutas e sorvetes, tendo em vista Copa do Mundo FIFA 2014, estão abordadas em boletins do Sebrae 2014. Acesse um deles em: http://www.sebrae2014.com.br/Sebrae/Sebrae%202014/Entre%20j%C3%A1%20em%20campo/2013_06_05_SEBRAE-NA_2014_Boletim_Agronegocio_Frutas.pdf

You must login to add a comment.

Posts relacionados