CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Frutas secas vêm ganhando o paladar da população

Frutas secas vêm ganhando o paladar da população

016---01---frutas-secas

O mercado de frutas secas, desidratadas ou cristalizadas tem um nicho de grande aceitação. Isso porque elas conservam as propriedades nutritivas das frutas originais e oferecem o benefício de serem menos perecíveis, possuem fácil manuseio e transporte. Além disso, têm um valor calórico adequado para quem se preocupa com alimentação saudável.

Essas frutas vêm ganhando o paladar da população, em especial, para dietas e esportistas. Aquelas que passam pelo processo de desidratação são: abacaxi, banana, maçã, tomate, pêssego, uva, laranja, limão, ameixa, açaí, amora, damasco, goiaba, mamão, manga e morango.

Segmento em expansão

O consumo das frutas após os processos de desidratação e cristalização são úteis em várias outras fábricas, como chocolate, bolos, pães, panetones, entre outras. Ou seja, esse tipo de alimento possui, além de grande aceitação, um leque de oportunidades de comercialização.

O Brasil é um dos principais produtores de frutas do mundo e o setor vem se desenvolvendo, melhorando sua logística, aumentando a área plantada, a produção, o número de agroindústrias e, principalmente, as exportações.

Isso se comprova, inclusive, pelos índices de produção e venda medidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o órgão, de 2010 para 2011, a produção de frutas secas desidratadas ou liofolizadas saltou de 11,1 milhões de quilos para 26,8 milhões de quilos respectivamente. A estatística demonstra como o mercado é receptivo a esse segmento e como pode crescer. As vendas nos dois anos, segundo o IBGE, também saltaram de 9 milhões de quilos para 24,1 milhões de quilos.

Oportunidade

Diante disso, nota-se que uma fábrica de frutas desidratadas é uma ótima oportunidade para empresários rurais produtores de frutas, ou para aqueles que encontram a possibilidade de receber o fornecimento de frutas constantemente. Uma fábrica de frutas secas, desidratadas ou cristalizadas pode começar mesmo com uma estrutura pequena e que exige pouco investimento inicial.

 

Para saber mais sobre esse mercado promissor, acesse: Como montar um negócio de frutas desidratadas

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae