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Fornecedores: como conseguir produtos para a sua loja

Fornecedores: como conseguir produtos para a sua loja

Contar com bons fornecedores é essencial para o sucesso de um comércio. Os preços, a qualidade dos produtos e a capacidade de cumprir prazos dos fornecedores de uma loja são determinantes para a experiência do cliente final na ponta do processo. Qualquer desequilíbrio no fornecimento pode atrapalhar a dinâmica dos negócios e, em casos mais graves, ameaçar a sobrevivência do empreendimento.

Conhecer bem os fornecedores de sua área antes de fechar um negócio é fundamental. Além de descobrir quem são esses fornecedores e onde estão localizados, é importante saber se eles, de fato, têm capacidade de suprir as demandas de sua empresa. A pesquisa pode tomar bastante tempo e não deve ser apressada pela ansiedade de ver o produto em sua vitrine. A dedicação e a calma nessa etapa, certamente, evitarão problemas a longo prazo.

Buscando o fornecedor ideal

Um levantamento inicial (quem são e onde estão os fornecedores) permite a criação de um cadastro com potenciais parceiros. Esse cadastro é não só um roteiro para a busca do fornecedor ideal, mas também uma medida importante para não depender de apenas uma empresa. Quanto mais opções, menores os riscos de desabastecimento.

Em um segundo momento, será preciso pesquisar sobre cada um dos fornecedores, comparar preços (incluindo frete) e levantar informações sobre a qualidade dos produtos e a pontualidade nas entregas. Nessa etapa do processo, o diálogo é crucial: além de entrar em contato com o próprio fornecedor, você pode conversar com outro empreendedor que já tenha feito negócios com a empresa em que você está interessado.

A internet é outra grande aliada em sua procura pelo fornecedor ideal. Você pode pesquisar a fundo sobre seus potenciais parceiros, em busca de reclamações ou recomendações positivas na web. Vale lembrar, porém, que as informações sobre fabricantes e distribuidores costumam ser mais escassas do que as do comércio varejista. Como essas empresas não lidam diretamente com o cliente final, o investimento em marketing tende a ser menor.

Visitas podem ser decisivas

A melhor alternativa é fazer uma visita in loco ao fornecedor, sempre que isso for possível. Um encontro presencial não só evita fraudes mais grosseiras como permite que você teste o produto, tire todas as dúvidas e verifique se a empresa pode, de fato, suprir suas necessidades. O fornecedor é um parceiro de seu negócio, e é essencial que essa relação comece a ser construída com base na confiança.

Se você tem um pequeno negócio, o aluguel de carro mensal pode ser uma boa alternativa para o período de prospecção de fornecedores. Esse tipo de aluguel, voltado a necessidades sazonais, oferece mobilidade para que você faça quantas visitas precisar em busca do fornecedor ideal. Além disso, a depender de suas demandas, o veículo pode transportar produtos e economizar os gastos com frete.

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