CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Fomenta Nacional – o evento que divulga oportunidades e facilita o relacionamento dos pequenos negócios com o governo

Fomenta Nacional – o evento que divulga oportunidades e facilita o relacionamento dos pequenos negócios com o governo

Fomenta

A busca de conhecimento, capacitação e ampliação da rede de contatos é cada vez mais uma necessidade na realidade das empresas. Por todo o Brasil são realizados diversos eventos, cursos, workshops, palestras e ações que contribuem para o crescimento dos pequenos negócios. Nos dias 30 e 31 de outubro de 2013 ocorreu em Pernambuco o VI Fomenta Nacional, evento que contribui com a disseminação de informação, capacitação e aproximação comercial dos microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas com os diversos entes federados, contribuindo para aumentar a participação do segmento nas compras públicas, fomentando a efetivação dos mecanismos da Lei Complementar 123/2006.

O público do evento é bastante variado e envolve aqueles que atuam no processo de contratação e fornecimento de bens e serviços para o governo em todas as esferas: nacional, estadual e municipal. São eles: compradores – agentes públicos e gestores de processos de compras da administração pública; fornecedores – empresários de microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais de todo o país que comercializem/forneçam bens e/ou serviços de interesse da administração pública; agentes políticos e instituições parceiras.

Na edição de 2013 estiveram presentes 1.552 pessoas e foram 97 atividades realizadas (entre palestras, oficinas, painéis temáticos, encontros de oportunidades, rodadas de negócios e seminário internacional). Foram discutidos diversos temas, dentre eles: como participar de licitação pública; pregão eletrônico; linhas de crédito para fornecedores do governo; legislação aplicável; regime diferenciado de contratações; compras sustentáveis e vários outros. Além disso, instituições como a Petrobrás, Exército, Receita Federal e várias outras estiveram presentes compartilhando os passos que sua empresa deve trilhar para se tornar um fornecedor do governo.

As edições anteriores mostraram que o Fomenta se apresenta como uma alternativa importante para os empresários que pretendem fazer negócio com o governo. Pesquisa realizada pelo Sebrae aponta que 34,3% das empresas passaram a participar dos editais de compras públicas após a participação no evento e cerca de 60% dos que já participavam melhoraram seu desempenho. Outro dado relevante é que mais da metade das empresas que concorriam em editais passou a vender para o setor público após a participação no Fomenta. Esses dados mostram resultados efetivos de empresários que conseguiram obter êxito com a participação no evento. Informações detalhadas sobre a referida pesquisa podem ser encontradas no link: http://sebraemercados.com.br/wp-content/uploads/2012/12/Pesquisa-Sebrae-III-Fomenta-Nacional.pdf.

São esforços conjuntos em prol da criação de um ambiente mais favorável à participação dos pequenos negócios nas compras públicas. Sua empresa tem benefícios reais garantidos pela Constituição Federal e pela Lei Complementar 123/2006 que facilitam e abrem novos caminhos na atuação como fornecedor para governo seja em âmbito federal, no seu estado ou município. Busque também conhecer esses benefícios e conquistar seu espaço nesta importante fatia de mercado.

Além do evento nacional, são realizados ‘Fomentas’ em âmbito regional nos diversos estados do Brasil. O objetivo principal é contribuir para uma aproximação entre os setores público e privado para ampliar o mercado das micro e pequenas empresas nas contratações públicas. Fique atento aos eventos e participe daquele mais próximo a sua cidade. Para obter tais informações consulte o Sebrae de seu estado no 0800 570 0800.

Saiba mais sobre o Fomenta Nacional 2013 no link: http://www.fomentanacionalsebrae.com.br/. Neste local você terá acesso a ricas informações que podem contribuir para o crescimento de seu negócio. Aproveite!

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae