Conhecer o perfil do consumidor é uma das principais regras para traçar estratégias de vendas para as micro e pequenas empresas. E o empreendedor pode contar com as inovações tecnológicas para ficar de olho em seu cliente, conhecendo suas preferências.
Muitas empresas estão investindo em tecnologias que consigam traçar o perfil dos seus consumidores de acordo com o comportamento de busca e compras anteriores. Essas pesquisas permitem quantificar as visitas, quais produtos ele vê ou mesmo seu histórico de compras.
Atualmente, existem diversas ferramentas disponíveis no mercado que conduzem a indicadores para analisar o consumidor e o sucesso do e-commerce.
Conheça algumas delas:
- Análise do público (% de visitantes do site, qual a fonte de tráfego e/ou cidade dos usuários);
- Taxa de conversão (o índice de pessoas que compram no site, as que não compraram, e motivo de não terem comprado);
- Funil de conversão (descobre em qual parte do fluxo de vendas está se perdendo consumidores);
- Análises técnicas (se o site é compatível com os sites operacionais); e
- Usabilidade do usuário do site (quais os conteúdos que os usuários consomem no site).
Para obter esses indicadores, as ferramentas que podem ser usadas são:
- Google Analytics,
- Site Catalyst,
- Coremetrics, e
- Webtrends.
Pesquisa
Um levantamento realizado pela Econsultancy, em parceria com a Lynchpin, revelou que 41% das empresas que utilizam o Google Analytics, dizem que mais de 50% dos dados coletados são úteis na tomada de decisão da empresa.
O portal do Sebrae disponibiliza uma série de conteúdo para inovação. Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/tipoconteudo/inovacao?codTema=4