Um dos maiores poderes que uma marca pode ter é o da fidelização de clientes. Alguns empreendedores acabam deixando escapar esta importante técnica de vendas e isso acaba se tornando um problema com tempo.
Por que você venderia apenas uma vez a um cliente, se pode vender sempre? Imagine que com o tempo, a recorrência de vendas a um mesmo cliente pode duplicar o seu faturamento muitas vezes.
O fato é que para fidelizar clientes é necessário que você estabeleça uma conexão entre cliente e marca. É muito parecido com o que acontece com a coca-cola, por exemplo. Muitas pessoas não falam “vou tomar um refrigerante”, mas sim “vou tomar uma coca”.
Este é um dos melhores resultados de uma boa fidelização: quando a sua marca vira referência e por fim, caracteriza um nicho de produto inteiro.
Mas conseguir este feito não é tão simples assim. Fidelização é sinônimo de muitas campanhas de marketing e publicidade em geral. É preciso ter um bom sistema de pós vendas e oferecer a melhor experiência ao cliente possível.
Dicas para estabelecer uma conexão do cliente com a sua marca
Agora que já falamos do conceito, é hora de partir para as dicas práticas, e nada melhor do que começarmos com uma das áreas mais importantes no marketing digital:
Branding
Por definição proveniente da wikipedia, “Branding ou brand management refere-se à gestão da marca de uma empresa, tais como seu nome, as imagens ou ideias a ela associadas, incluindo slogans, símbolos, logotipos e outros elementos de identidade visual que a representam ou aos seus produtos e serviços.”.
Sendo assim podemos dizer que trabalhar o branding da sua empresa é o mesmo que fortalecer a marca e torná-la referência. Para isso é muito importante trabalhar a divulgação. Algumas técnicas que você pode utilizar são:
- Publicar guestpost;
- Promover vídeos na internet;
- Distribuir releases;
- Campanha de email marketing;
- Publicidade na TV e rádio;
- etc.
Embora tenha muitas outras formas de trabalhar o seu Branding, estas são algumas das principais e mais usadas.
Outra área importante para você trabalhar a fidelização da sua marca é:
Otimização de SEO
Otimizar o site da sua empresa/negócio para o posicionamento em motores de busca é muito importante. Pois dessa forma pode aumentar a sua autoridade e mostrar as pessoas que elas “precisam” da sua marca.
Como dissemos anteriormente, uma das formas de aumentar sua visibilidade é através do guestpost, e ele não funciona apenas para branding, mas também para SEO.
Embora seja sempre bom receber links e menções nas postagens de sites de terceiros, o mais importante é otimizar o seu próprio site. Deixar suas páginas rápidas e agradáveis, publicando informações úteis aos usuários, são algumas das formas de otimizar e causar uma boa impressão para os algoritmos de motores de busca como o Google.
Ofereça brindes para clientes
Vamos imaginar um e-commerce de sapatos ou roupas. Se você quer fidelizar os seus clientes, recomendamos que entregue sempre algo a mais do que eles pedem. Presentes surpresa como pins personalizados ou botons são boas opções e também baratas para oferecer.
O mais interessante dos brindes é que você tem uma vasta opção de acessórios e itens que podem ser usados de várias maneiras em suas campanhas. Como dissemos anteriormente, pode oferecer como uma surpresa, que sempre gera um impacto positivo, assim também como pode oferecer no anúncio de um produto como brinde. Neste caso seria uma forma de promover suas vendas.
Tenha um serviço de pós vendas
Nossa dica final é ter um sistema de pós vendas que converse com seus clientes. A ideia é que quando uma pessoa compra um produto seu, durante o processo você coleta o email dela para depois utilizar em campanhas de marketing.
Porém no pós vendas, você pode elaborar algumas mensagens que sejam interessantes ao cliente e que demonstrem atenção e comprometimento em relação ao produto vendido ou serviço prestado.
Imagine você comprar um tênis de um e-commerce, e alguns dias depois receber um email da empresa perguntando se você está satisfeito, se supriu suas expectativas em relação a qualidade, etc.
Mostrar que você não quer apenas vender, mas sim cuidar da necessidade do seu cliente, é muito importante para que ele acabe trazendo mais pessoas para consumir o seu produto e também para ele mesmo voltar com frequencia.
Conclusão
Vimos a importancia de fidelizar os clientes e também como fazer isso. Você deve sempre estar atento que um bom vendedor não oferece apenas produtos, mas soluções. Tendo isto como princípio, você poderá atender seus clientes de forma magistral e irá com toda certeza fideliza-los.
Lembre-se que um bom atendimento é uma chave que abre a porta da recorrência. Muitas vezes o produto de determinada empresa não é tão bom, mas as pessoas voltam por se sentirem bem com o atendimento.
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