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Fidelização de Clientes: entenda a importância para sua empresa

Fidelização de Clientes: entenda a importância para sua empresa

O mercado é competitivo e cada vez mais o comportamento do consumidor está tendendo para preferir consumir de empresas com as quais possuem algum tipo de conexão, seja valores, identidade visual, posicionamento dentre outros.

Essa preferência do público acaba criando segmentações no mercado, isso quer dizer que nem toda pessoa interessada em display de acrílico, terá interesse em sua empresa só porque está vendendo o produto. É preciso identificar qual o diferencial de sua marca e então buscar maneiras de comunicar isso para o mercado.

Sabendo que cada empresa só consegue atender a uma determinada parcela da população, é fácil concluir que não há clientes infinitos disponíveis para serem captados pelo seu negócio, e isso nos leva a outra conclusão que é justamente o tema deste artigo.

Siga a leitura e descubra algumas das razões pelas quais é tão importante buscar a fidelização dos seus clientes.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Vamos começar pelo motivo mais amplo, mas nem tão óbvio: redução de custos. Talvez sua empresa não tenha um controle tão preciso dos investimentos que são necessários para captar novos clientes e isso não seja evidente.

Alguns estudos indicam que conquistar novos clientes pode custar até 5 vezes mais em relação a vender para um cliente atual da empresa. Nesse caso é possível encontrar diferentes alternativas para realizar novas vendas, como oferecer conserto de bomba para quem tenha comprado esse item há um determinado tempo, por exemplo.

O que importa é que a empresa deve valorizar a lista de clientes atuais e investir em estratégias de venda para recuperar os inativos, pois captar novos clientes no mercado custa mais tempo e dinheiro.

AUMENTO DE TICKET MÉDIO

Ticket médio é o índice que revela quanto em média os consumidores gastam na sua empresa. Se seu negócio tem muitos clientes de compra única, o ticket médio pode ser mais baixo, pois clientes novos tendem a ser mais cautelosos nas compras com empresas que desconhecem. 

Por outro lado, clientes fiéis já conhecem o produto, confiam na empresa e tendem a ter um ticket médio mais alto. Esse fator tem impacto no retorno sobre o investimento feito para adquirir cada cliente.

Afinal, de modo geral, conquistar um cliente que fecha um único serviço de conserto de portão automático custa o mesmo tanto que conquistar um cliente que além do telhado vai acrescentar outros serviços no pacote.

CONSOLIDAÇÃO DA IMAGEM

Um cliente fiel se torna um importante defensor da marca. Muito mais do que contar com os benefícios reais da indicação no famoso boca a boca, dependendo do segmento de atuação de sua empresa, os relatos dos seus clientes podem ser utilizados em campanhas de marketing e gerarem resultados ainda mais expressivos.

É claro que a empresa deve investir energia e dinheiro para conquistar novos clientes, entretanto fidelizá-los é parte importante para construir a sustentabilidade financeira de sua empresa. Isso porque eles podem significar uma certa constância de faturamento, o que gera fluxo de caixa e permite novos investimentos.

Convidamos você a olhar sua empresa e definir estratégias que possam reativar clientes antigos e políticas que fidelizem os clientes os tornando consumidores frequentes dos seus produtos ou serviços.

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

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